(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
14/09/2020

Startup brasileira desenvolve horta residencial inteligente

da redação

A horta precisa ter seu reservatório abastecido somente uma vez a cada 25 dias

Por conta da pandemia da Covid-19 e o isolamento social imposto pela doença, saúde mental e física nunca estiveram tão em pauta como agora. A busca por hobbies e atividades terapêuticas aumentou consideravelmente, com a criação de plantas sendo uma das atividades com maior procura. De acordo com o Mercado Livre, site especializado em vendas, o aumento na busca por plantas nesse período foi de 450%.

Pensando em suprir essa demanda que surgiu com a pandemia, três empreendedores cariocas, Rodrigo Farina, Juan Correa e Bruno Arouca, todos com 22 anos, criaram a Brota, a primeira “horta residencial inteligente” do Brasil, que também leva o nome da empresa.

Autônoma, com design minimalista e feita a partir de materiais reciclados, a criação é uma opção para quem deseja ter uma horta com vegetais e temperos frescos em casa mesmo sem conhecer nada sobre o assunto.

O produto, vendido no site da start-up, funciona a partir de cápsulas que contém solo preparado especialmente para o crescimento da semente já contida nela. A proposta da empresa é também despertar a atenção das pessoas para se preocuparem mais com uma vida sustentável e com mais saúde logo a partir do primeiro contato com a horta.

O consumidor precisa somente abastecer o reservatório da sua horta uma vez a cada 25 dias. Apenas isso, sem preocupações ou riscos de perda da plantação. Isso acontece graças ao sistema autônomo de irrigação, que envia água e nutrientes a cada cápsula com um tipo de planta no tempo e quantidade ideais, eliminando totalmente a necessidade de conhecimento sobre botânica ou mesmo alguma prática.

De acordo com um estudo desenvolvido pela própria start-up, 74% das pessoas entrevistadas pela empresa gostariam de ter uma horta em casa, mas não cultivam por alguns motivos. Desse percentual, 72% afirmaram não encontrarem tempo na rotina para cultivar uma horta; 69% não plantam por não terem conhecimento de plantas; e 59% não plantam por falta de espaço em casa.

A empresa disponibiliza 11 opções de cápsulas, entre elas de camomila-húngara, alface baby leaf e coentro português. Em caso de dúvidas, a startup conta com biólogos online, seja por whatsapp, e-mail, telefone ou Instagram para auxiliar em qualquer etapa do processo.

Para reforçar a preocupação com o meio ambiente, a empresa produz todas as hortas com elementos naturais ou orgânicos e sem agrotóxicos. Além disso, as cápsulas são todas reutilizáveis, ou seja, ao realizar a troca, é possível aproveitar o envoltório e substituir apenas o interior, com a terra e sementes.

 

Fonte: Canal Rural

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.