(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
26/07/2019

Sustentabilidade: Idosos de Luzimangues recebem Oficina de Práticas Ecológicas

Cleide Veloso/Com edição de Tocantins Rural

Oficina visa contribuição da preservação ambiental com a produção de decoração a partir da reutilização de embalagens de vidro

Na manhã desta quinta-feira, 25, 16 idosos do Núcleo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Luzimangues participaram da Oficina de Prática Ecológicas. Durante o encontro foram abordadas questões de sustentabilidade, a prática dos 3R's (reciclar, reutilizar e reduzir) na produção de decoração com uso de técnicas de artesanato, além do incentivo ao consumo consciente.

Esta é uma iniciativa do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e recebeu apoio da equipe da Área de Proteção Ambiental do Lago de Palmas e em parceria com 18 jovens do projeto Missão Calebe da Igreja Adventista. 

A educadora ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, destacou que o vidro é um item que quase não possui empresas para realização da reciclagem. Então a reutilização desse tipo de recipiente como peça decorativa é uma alternativa para a preservação ambiental. Assim, foram levados recipientes em vidro de diferentes tamanhos, cores e formatos, bem como o todo o material de artesanato utilizado na oficina.

A senhora Maria Ivone Alves, participante da oficina, nos contou com orgulho que possui 70 anos e é componente do Núcleo do Cras de Luzimangues  a cerca de três anos. Na avaliação de Maria Ivone a atividade da oficina foi ótima e ela lembra que já participou desse tipo de atividade, então não estranhou as técnicas apresentadas e gostou muito da iniciativa.

O supervisor da APA do Lago de Palmas, Abel Andrade, considera importante o trabalho da oficina que o Naturatins leva para as comunidades, pois mostra para as pessoas como reutilizar as embalagens de vidro, que geralmente vão para o lixo e causam impacto na natureza. Segundo Abel Andrade esse é um trabalho contínuo e necessário que contribui com a preservação ambiental para a geração atual e para as gerações futuras.

A assistente Social do Núcleo do Cras de Luzimangues, Nádia de Sousa, trabalha com o grupo de Convivência dos Idosos na unidade, onde são cadastrados 25 idosos e recebidos uma média diária de 45 visitantes. Nádia de Sousa conta que a conscientização sobre a preservação do meio ambiente faz parte da rotina do grupo e a parceria com o Naturatins acrescenta muito a vivência dos idosos com a questão ambiental.

Doação

A equipe de educação ambiental do Naturatins está recebendo a doação de recipientes de vidro de perfume vazios, para continuar levando a Oficina de Práticas Ecológicas a outras comunidades. A entrega pode ser realizada para a equipe de educadores ambiental na Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, na sede do Instituto, em Palmas.

Oficinas

Para mais informações sobre a agenda de oficinas de educação ambiental, o Naturatins disponibiliza através do linkhttps://naturatins.to.gov.br/protocolo-e-servicos/diretoria-de-biodiversidade-e-areas-protegidas/gerencia-de-suporte-ao-desenvolvimento-socioeconomico-/educacao-ambiental/, a descrição de sete modalidades. As comunidades interessadas podem entrar em contato no telefone (63) 3218-2641 ou via e-mail educacaoambiental@naturatins.to.gov.br ou eanaturatins@gmail.com.

Cras

De acordo com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um local público, onde são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Nessas unidades são atendidos famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, entre outros.

Projeto Missão Calebe

O Projeto Missão Calebe da Igreja Adventista tem o objetivo de mobilizar milhares de jovens desafiando-os a dedicarem parte de suas férias para fazerem evangelismo  e ajudarem as comunidades em várias questões sociais.

 

Fotos: Acervo Naturatins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.