(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
12/09/2019

Tartaruga - da - Amazônia são monitoradas pelo Naturatins

Por Carlos Gomes/ Com edição de Tocantins Rural

Durante os cinco dias foram capturados e medidos 50 animais adultos da espécie.

Entre os dias 02 e 06 de setembro o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou mais um monitoramento populacional da Tartaruga - da - Amazônia, dentro do Programa Quelônios da Amazônia (PQA).

A operação aconteceu no Parque Estadual do Cantão em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos  Naturais Renováveis (Ibama).

 

Durante os cinco dias foram capturados e medidos 50 animais adultos da espécie Podocnemis expansa (Tartaruga - da - Amazônia), principal alvo da operação. Esta atividade foi à primeira etapa do Programa em 2019. Outras ações de monitoramento serão realizadas ainda este ano.

Na vida adulta, a tartaruga - da - Amazônia pode chegar até um metro de comprimento e pesar 60 quilos. Paralelo ao trabalho de manejo, os fiscais abordaram 13 barcos e 31 pessoas.

Em uma das embarcações, os fiscais encontraram 40 quilos de pescado das mais diversas espécies, sendo que o condutor não possuía registro de pescador profissional. Ele foi multado em R$ 1.100,00. O barco, o motor, uma caixa de isopor e os equipamentos da pescaria foram apreendidos.O pescado foi doado à Casa de Longa Permanência para Idosos de Santana do Araguaia, no Pará.

A portaria do Naturatins nº 106/2019, dispõe sobre a Cota Zero para transporte de pescado na modalidade pesca esportiva e amadora no Tocantins por um período de três anos, podendo ser prorrogada de acordo com critério do Órgão.

São parceiros neste projeto além do Naturatins e Ibama, a Secretaria Executiva da Governadoria do Estado do Tocantins, o Batalhão  de Polícia Ambiental do Tocantins (BPMA), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Unitins,  Fartura Agropecuária S.A. e também diversas Instituições da administração pública e comércio local.

Fotos: Divulgação

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.