Técnicos tocantinenses serão capacitados pelo projeto Paisagens Rurais para atender Cerrado
Em dezembro, turmas serão formadas com técnicos da Bahia, Maranhão e Tocantins
Um total de 60 novos técnicos de campo estão sendo preparados para atuar no projeto Paisagens Rurais. Até junho de 2020 a iniciativa vai atender quatro mil produtores em sete estados do bioma Cerrado. Em dezembro serão formadas turmas com técnicos da Bahia, Maranhão e Tocantins.
A capacitação é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O Paisagens Rurais é uma iniciativa financiada pelo Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês), com recursos gerenciados pelo Banco Mundial, coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento (Mapa). Tem como parceiros a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Senar, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa.
“O treinamento dos técnicos é sobre a metodologia de assistência técnica e gerencial do Senar e também sobre a metodologia ISA - Indicadores de Sustentabilidade em Agrossistemas”, afirmou o assessor técnico da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Rafael Diego da Costa, que acompanhou o curso em Goiás.
A gestão integrada da paisagem do Cerrado será o foco do projeto, que irá preparar o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivá-lo a adotar tecnologias de baixa emissão de carbono como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Recuperação de Pastagens Degradadas.
Em novembro o Senar promoveu turmas em Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais.
“Após as capacitações, eles irão a campo identificar e mobilizar produtores para receber assistência técnica e gerencial gratuita pelo projeto com foco em recuperação ambiental produtiva“, ressaltou Costa.
Com informações do Agrolink
Foto: Fernando Alves