(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
08/10/2019

Tocantinenses participam do 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Da redação

Evento conta com 15 participantes do estado do Tocantins 

Mulheres de todo o Brasil se reúnem nos dias 08 e 09 de outubro para celebrar a 4ª edição do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio e debater em torno do tema central “AGIR – Ação Global: Integração de Redes”. O evento, que teve as vagas esgotadas há duas semanas e bateu o recorde de público com mais de 2 mil mulheres, é realizado no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

“Estamos muito otimistas com esta edição do evento, pois contamos com a presença de grandes nomes do setor no Brasil e também de representantes internacionais, que participam de painéis com temas relevantes e atuais, colocando em evidência a importância de conhecer as tecnologias e os desafios, mas com o olhar de como fazer tudo isso se traduzir em ação, ressaltando o papel fundamental da mulher nesse processo”, destaca Renata Camargo, show manager do evento.

Uma das participantes do evento é agropecuarista Zila Silva de Mello, proprietária da Fazenda Reta das Cotias no município de Aparecida do Rio Negro – TO. No estado desde 1994 e uma das pioneiras no agro tocantinese, Zila conta o que a trouxe ao 4º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio. “Foi o aprendizado que me trouxe até aqui, saber mais sobre a pecuária e também para adquirir mais conhecimentos técnicos para aplicar na fazenda”, afirma a agropecuarista tocantinense.

Arenas do Conhecimento

Com as novas tecnologias de informação e interatividade, as cadeias do agribusiness ganharam a instantaneidade e trouxeram ao momento presente todos os seus fluxos: consumidor final, agroindústria, supermercados, produtores rurais, sistemas financeiros e de seguros, tecnologia e insumos de produção, ONG’s, órgãos públicos e mídia, dando início às plataformas globais de cadeias produtivas.

Para a edição deste ano, o Congresso oferece uma programação focada não apenas no setor produtivo do agronegócio, mas lançando um olhar mais aprofundado sobre os desafios das cadeias produtivas mais importantes do país: algodão, café, carnes, grãos, sucroenergética, florestas, leite e hortifruticultura, promovendo debates e discussões que podem gerar ações durante as Arenas de Conhecimento.

#MinhaVozNoAgro

A fim de oferecer um espaço com ainda mais destaquepara as personagens do agro brasileiro, o 4º CNMA apresenta pela primeira vez o #MinhaVozNoAgro, que convida ao palco 15 mulheres para dividirem suas experiências com as outras participantes.

O painel, que ocorre na tarde do segundo dia, busca firmar um dos objetivos do evento, que é evidenciar a importância de fortalecer uma rede feminina do agro para auxiliar nos desafios e compartilhar as conquistas entre as mulheres que atuam no setor.

Prêmio Mulheres do Agro 

O CNMA é palco para a entrega do 2º Prêmio Mulheres do Agro, organizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e idealizado pela Bayer, uma das patrocinadoras. Esse ano o prêmio também conta com o patrocínio da Elanco – Saúde Animal.

O objetivo da premiação é homenagear empreendedoras rurais pela gestão e por suas inovações em boas práticas agropecuárias, com respeito aos pilares da sustentabilidade - econômico, social e ambiental nas categorias pequena, média e grande propriedade.

Rodada de Negócios

Durante o 4º CNMA ocorre a segunda rodada de negócios que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realiza entre empreendedoras dos setores de cafés especiais e fruticultura, com compradores internacionais. O Sistema CNA/SENAR também traz o Prêmio Brasil Artesanal 2019 – Chocolate e a Vitrine de Negócios.

Evento simultâneo para jovens

Neste ano, o Congresso conta com uma novidade: a realização simultânea do YAMI – Youth Agribusiness Movement International, evento direcionado à nova geração do agronegócio, para jovens de 18 a 30 anos aproximadamente.

Sobre o CNMA

A promoção, organização e realização do CNMA e do YAMI são do Transamerica Expo Center, com apoio institucional da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e coordenação de conteúdo da Biomarketing, do Prof. José Luiz Tejon Megido.

O movimento conta com patrocínio da Corteva, John Deere, CNA Senar Instituto, Massey Ferguson, Nestlé, Valtra, Bradesco, Cargill, Jacto e New Holland; apoio da 3 Corações, Belgo, Banco Alfa, Banco do Brasil, Camila Klein, Caterpillar, CPEC – Centro de Psicologia Empresarial e Clínica, Coalizão Brasil, FLC Serviços, FMC, Huck Otranto Camargo, Malai Manso Resort, Mosaic Fertilizantes, Rabobank, RCA, Romancini, Safras & Cifras, Santander, Seedz, Senior, Stara, Tortuga, Trow Nutrition, UPL e Yara; e startups Aegro, AgriConnected, Agripad, Agro Carreira, Agrosmart, @Tech, CropMan, Culte, e-barn, iRancho, Labhoro, Liberali, Mulheres do Agronegócio Brasil, myFarm, Nagro, Pangea Parts, Perfarm, Plantae e TBDC Agro Softwares. O evento ainda firmou alianças estratégicas com ABCZ Mulher, ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), Aboissa, Abstartups, BPW, COMIGO, Elas no Agro, Ello, Esalq/USP, Esalq Tec, Girolando Mulher, MundoCoop, NFA (Núcleo Feminino do Agronegócio), OBME (Organização Brasileira das Mulheres Empresárias), SRB (Sociedade Rural Brasileira), SRM (Sociedade Rural de Maringá) e Zebu.org.br.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa. 

Imagens: Sarah Pires e Divulgação 

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.