Tocantins entrega projeto para criação de tilápias em tanques-rede aos piscicultores de Palmeiras
A expectativa é que a produção atinja 500 mil kg de peixe por ano
Na última quinta-feira (11), foi entregue pelo Estado para a Associação de Piscicultores de Palmeiras do Tocantins (Aquipalmeiras), o projeto que visa à implantação de tanques-rede para a criação de tilápias. A proposta foi entregue pelo presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, acompanhado do gerente de Aquicultura e Pesca, Andrey Costa, responsável pela elaboração do documento.
A expectativa é que o projeto contemple os municípios tocantinenses banhados pelo lago da Usina Hidrelétrica de Estreito, visando à produção de 500 mil kg de peixes por ano, com recursos provenientes de emendas parlamentares. Com levantamentos técnicos e financeiros, o projeto prevê um investimento de R$ 5 milhões para o desenvolvimento da piscicultura em tanques-rede na região, e a oportunidade de geração de mais de 50 empregos diretos.
O projeto foi recebido com muito entusiasmo pelo presidente da Aquipalmeiras, Ercivaldo Morais Marques. Os piscicultores contarão com assistência técnica do Ruraltins em todas as fases produtivas, bem como na venda direta ao consumidor, ao frigorífico e aos programas institucionais.
O engenheiro Andrey Costa frisou que este projeto contempla os três pilares da sustentabilidade: “a parte social, fazendo com que pescadores e aquicultores se unam para produzir peixes, por meio do associativismo; a econômica, fazendo com que a piscicultura se torne a maior atividade da região; e a questão ambiental, por ser uma atividade limpa e ambientalmente correta”, pontuou, destacando ainda o valor nutricional do consumo de peixe.
Fonte: Ruraltins