(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
08/12/2020

Tocantins inova monitoramento ambiental com tecnologia espacial

da redação

A novidade é uma parceria entre o Governo do Estado com a empresa Visona Tecnologia Espacial

Iniciou-se, com a Visiona Tecnologia Espacial (joint-venture entre Embraer e Telebrás voltada para a integração de sistemas espaciais), e com o Governo do Tocantins, os trabalhos para o desenvolvimento conjunto de soluções que vão integrar sistemas espaciais e computacionais. A iniciativa tem como finalidade disponibilizar serviços inteligentes de tecnologia de monitoramento ambiental, com imagens de satélite, no Estado.

Durante a reunião ocorrida na última quarta-feira (02), o diretor de Operações da Visiona, Cleber Oliveira, ressaltou a importância e o escopo do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado entre as partes, bem como outras parcerias já firmadas nos planos estadual e federal.

Em seguida, Eliandro Gualberto, diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, reiterou a importância da Cooperação Técnica entre as duas instituições, nos cenários regional e nacional. O diretor ressaltou a aplicabilidade dos produtos derivados de imagens para a fiscalização, o monitoramento e a inspeção ambiental do Instituto.

Equipe Técnica

Na reunião virtual, o gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental, Renato Pires, argumentou as principais partes do ACT e do Plano de Trabalho, as expectativas, a divisão das atividades e a importância da escolha das áreas de teste no território tocantinense.

O gerente de Inspeção Ambiental, Eder Soares, realizou um retrospecto de parcerias relevantes do Tocantins, por meio do Naturatins, com instituições dos cenários nacional e internacional. Eder Soares pontuou aspectos técnicos relacionados à validação de imagens de satélite e ressaltou a importância da troca de conhecimento entre as equipes.

O inspetor de Recursos Naturais, Aldaíres Pacheco, reforçou a importância do projeto para o Estado, a dedicação da equipe do Cimdea do Naturatins e o aperfeiçoamento das ações de comando e controle ambiental a partir da implantação da tecnologia.

Marco Inicial

Nesse primeiro encontro, as equipes do Naturatins e da Visiona definiram as atribuições das partes no Plano de Trabalho e realizaram a atualização do status do projeto espacial do satélite VCUB1. Também foi definido que serão realizadas reuniões mensais, além do detalhamento técnico do Plano de Trabalho e do nanossatélite VCUB1. O Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Governo do Tocantins, por meio do Naturatins/Cimdea, e a Visiona Tecnologia Espacial, foi formalizado em outubro de 2020.

Sobre a Visiona Tecnologia Espacial

A Visiona é uma joint-venture entre a Embraer Defesa & Segurança e a Telebras voltada para a integração de sistemas espaciais. Criada em 2012 para atender os objetivos do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) e do Programa Estratégico de Sistemas Espaciais (Pese).

A empresa foi a responsável pelo programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC, lançado em 2017. Em 2018, a empresa concluiu com êxito o desenvolvimento do primeiro Sistema de Controle de Atitude e Órbita (AOCS, na sigla em inglês) de satélites responsável pelas funções de navegação, apontamento e controle do satélite. O próximo passo da empresa é validar esse sistema no VCUB1, primeiro nanossatélite projetado integralmente pela indústria nacional.

Fonte: Prefeitura de Palmas

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.