(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
06/10/2020

Tocantins registra o sétimo caso de mormo em equídeo

Por Welcton de Oliveira/ com edições do Tocantins Rural
Cavalo com feridas por conta do mormo
Cavalo com feridas por conta do mormo

 

A eutanásia do animal será realizada nos próximos dias

Foi registrado o sétimo caso de mormo no Estado, desta vez, em um cavalo numa propriedade rural localizada no município de Araguatins, região norte do Tocantins. A constatação chegou à Adapec na sexta-feira (02), após a realização do exame complementar confirmatório de western blotting feito no laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Todas as medidas sanitárias estão sendo tomadas: interdição da propriedade, eutanásia do equídeo por meio do método químico com o fármaco T-61 para garantir o bem-estar animal, saneamento na propriedade rural, bem como investigação dos animais considerados vínculos epidemiológicos para colheita de material de todos os animais susceptíveis à doença, dentre outros.

Segundo a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Isadora Mello Cardoso, a Agência antes mesmo de receber a informação da confirmação do caso, por meio do laboratório oficial do Mapa, tomou as primeiras providências já interditando a propriedade e alertando o proprietário sobre a doença.

Este é o primeiro caso de mormo no município de Araguatins. Este ano, outros casos ocorreram nos municípios de Formoso do Araguaia, Dueré, São Salvador e Santa Fé.

 

Vale lembrar que em casos de suspeita da doença, o produtor rural deve notificar imediatamente a Adapec em uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800 63 11 22, bem como denunciar trânsito clandestino de animais.

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.