(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
09/10/2020

Tocantins registra segundo caso de recebimento de sementes não solicitadas

Por Dinalva Martins/ com edições do Tocantins Rural

O alerta continua para que a população fique atenta e comunique imediatamente a Adapec, caso receba esses pacotes

Na última quarta-feira (07), a agência de Defesa Agropecuária (Adapec) identificou o segundo caso de sementes recebidas sem serem solicitadas, em Palmas. Tanto o material recolhido em Araguaína na semana passada, quanto na Capital, está sendo encaminhado para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A denúncia chegou por telefone após a pessoa ter visto informações na imprensa.

Os pacotes recebidos devem ser encaminhados a Adapec ou informados pelo telefone 0800 63 11 22, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para que a instituição faça o recolhimento da embalagem.

A população não deve abrir, manusear, plantar e nem jogar lixo, para evitar uma possível germinação.  

O que se sabe até o momento

No dia 6 de outubro, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa informou que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério.

Segundo o Mapa, após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas).

Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país. Até o dia 6 de outubro, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Fonte: Adapec

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.