Tocantins terá cooperação de empresa de tecnologia espacial para monitoramento da Terra
O Termo permitirá que o Tocantins utilize imagens orbitais do nanossatélite, batizado de VCUB-1, para observação da Terra e coleta de dados que poderão ser utilizados para orientar o trabalho de técnicos em várias áreas
Está em fase de finalização um Termo de Cooperação Técnica a ser firmado entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio do seu Centro Integrado de Inteligência e Monitoramento de Dados Espaciais Ambientais (Cimdea), e a empresa Visiona Tecnologia Espacial, formada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) e Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebras).
O Termo permitirá que o Tocantins utilize imagens orbitais do nanossatélite, batizado de VCUB-1, o primeiro desenvolvido pela indústria brasileira para observação da Terra e coleta de dados que poderão ser utilizados para orientar o trabalho de técnicos em várias áreas.
Gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental do Naturatins, Renato Pires, que coordena o Cimdea, informa que o novo satélite vai fornecer imagens com altíssima resolução e o estado do Tocantins poderá utilizá-las sem custo, graças ao Termo que está sendo firmado com a Visiona.
Em relação à necessidade de o Tocantins ter acesso a imagens em alta resolução, Renato esclarece que elas vão melhorar ainda mais os produtos elaborados pelo órgão ambiental, bem como a análise geoespacial feita pelo Naturatins.
Abrangência
O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque, lembra que o território tocantinense possui 277.620,914 km², representando 3,26% de todo o território nacional e 7,2% da região Norte. Além disso, 91% da área total do Estado estão inseridos no bioma Cerrado e 9% no bioma Amazônia.
Albuquerque reforça que, como principal fronteira agrícola do bioma Cerrado, o Tocantins possui necessidade de controle oficial de seus recursos naturais e que para tanto é fundamental o acesso a recursos tecnológicos, de modo a viabilizar o monitoramento contínuo dos recursos naturais.
Parceria
A Visiona Tecnologia Espacial S.A. irá lançar o nanossatélite VCUB-1 em 2021. Com o nanossatélite já em operação, o Naturatins terá acesso a imagens de alta resolução espacial, que poderão ser utilizadas em várias frentes de trabalho, dentre elas a elaboração de produtos cartográficos que darão subsídio às ações de monitoramento, inspeção e fiscalização ambiental.
Em contrapartida, a Visiona terá acesso aos relatórios e análises da utilidade das imagens obtidas pelo VCUB-1 aplicadas às ações de monitoramento, inspeção e fiscalização ambiental desenvolvidas pelo.
As imagens coletadas pelo nanossatélite também poderão servir de apoio ao setor produtivo, uma vez que estará equipado com aparelhos e sensores de altíssima tecnologia, capazes de monitorar com precisão áreas de produção agropecuária e seus recursos naturais.
O nanossatélite
O VCUB-1 tem seu peso estimado em 10 quilos e ficará posicionado a 600 quilômetros de altura. Dará uma volta na Terra a cada 90 minutos. O satélite também vai permitir levar sinal a regiões remotas para conectar maquinários equipados com internet.
O VCUB1 possui arquitetura altamente sofisticada e características como precisão de apontamento, estabilidade e geração de energia típicas de satélites bem maiores.
O satélite estará equipado com uma câmera de alta resolução espacial capaz de coletar imagens com qualidades radiométrica e geométrica superiores às encontradas no mercado, fatores fundamentais para aplicações agrícolas e de proteção do meio ambiente.
O VCUB1 contará também com um sistema de coleta de dados baseado na tecnologia de rádio definido por software voltado inicialmente à aplicações de coleta de dados hidrometeorológicos, mas que pode ser atualizado mesmo após o lançamento para a inclusão de outras aplicações de internet.
Fonte: Naturatins