(63) 98447-6190 tocantinsrural.brasil@gmail.com
28/10/2020

Tocantins terá Unidade de Pesquisa e Extensão Rural

Por Lúcia Brito e Edvânia Peregrini / com edições do Tocantins Rural
Imagem: Ruraltins
Imagem: Ruraltins

A expectativa é que até dezembro possa ser apresentado as primeiras vitrines em atividades proposta na Unidade de Pesquisa e Extensão do Tocantins

Voltado à pesquisa e inovação, implantação de Unidade de Pesquisa e Extensão Rural, com foco no fortalecimento das cadeias produtivas prioritárias do Estado, ocupará uma área de 28 hectares, que a partir de agora, dá espaço para a instalação de mais de 20 projetos de pesquisas que servirão de vitrines de experimentações, treinamentos e dias de campo voltado aos produtores rurais para replicação em suas propriedades.

Para a sua implantação e implementação, a unidade contará com a parceria de instituições de ensino superior e tecnológico, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), por meio da integração da academia com o campo; e também de empresas públicas e da iniciativa privada no desenvolvimento de projetos de pesquisas para o desenvolvimento do agro tocantinense, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O gestor do Ruraltins e da Seagro, Thiago Dourado, explica que a unidade vai funcionar com uma fazenda modelo com unidades demonstrativas ativas o ano inteiro, contemplando três diretrizes, que serão a pesquisa, a difusão de tecnologias e conhecimentos, e a reprodução de espécies produzidas nas unidades.

Dentre os projetos prioritários estão o Pró-Ceasa, com o fortalecimento de cadeias produtivas que vão dar condições aos produtores tocantinenses de competirem com o mercado externo; a implementação do Plano ABC, por meio do ABC Corte e ABC Leite, e também a Integração Lavoura-Pecuária - Floresta (ILPF); e a Implantação de URTs de Fruticultura, Piscicultura e Avicultura; e ainda o Projeto Burle Marx, que será implementado em paisagismo com espécies nativas do Cerrado.

O diretor de Pesquisa e Inovação do órgão, Kin Gomides, ressalta que o processo de implantação da estrutura física dessa unidade Agrotecnológica já está em fase licitatória e que uma nova metodologia de trabalho está sendo construída para o desenvolvimento dessa plataforma e apoio às atividades.

Dentro do planejamento estratégico estão previstos espaço para vitrines de experimentações, treinamentos, dias de campo, capacitação no geral, cursos de mestrado e doutorado, esses alinhados com as universidades.

Para o vice-presidente do Ruraltins José Aníbal Lamattina, a ideia dessa unidade é potencializar os núcleos produtivos e estabelecer uma relação de negociação entre produtor e mercado.

Em fase de implantação, as equipes do Ruraltins e parceiros trabalham firmes para que até dezembro o órgão possa apresentar as primeiras vitrines em atividades proposta na Unidade de Pesquisa e Extensão do Tocantins.

Fonte: Ruraltins

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: tocantinsrural.brasil@gmial.com Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98447-6190
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.