"Tocantins, um cerrado de oportunidades" é tema do 1º Workshop online do Estado
O evento acontece no próximo dia 11 de setembro, por meio da plataforma digital da Seagro aberto para todos os interessados
Do pequi à mangaba, os frutos do cerrado são sabores que estão mais presente na mesa do tocantinense nessa época do ano. Ainda em clima seco, mas com a chegada das flores que conduzem o surgimento dos frutos, os agricultores familiares terão alternativas de geração de renda que vão além da comercialização de frutos in natura.
Para isso, o Governo do Tocantins por meio da secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), apoia com políticas públicas para manutenção e sustentabilidade do cerrado e com o objetivo de apresentar novas possibilidades de negócios realizará o I Workshop online, com o tema: “Tocantins - Um Cerrado de Oportunidades”. O evento acontece no próximo dia 11 de setembro, por meio da plataforma digital da Seagro aberto para todos os interessados.
Para o secretário da Seagro e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, aplicar políticas públicas de incentivo a produção e ainda manter a sustentabilidade do cerrado, corrobora com a agricultura familiar, alavanca as atividades produtivas e a permanência do homem no campo.
De acordo a Engenheira de Alimentos da Seagro e Doutora em Química, Verônica França, “os frutos sem beneficiamento algum já apresentam renda na época de florada, beneficiar esses frutos aumentará não apenas a renda, mas os dias úteis dos produtos, permitindo que a comercialização aconteça não somente no período de florada, mas ao longo do ano."
Capacitação
Capacitar os agricultores é uma das propostas da Seagro neste semestre em que a oferta do cerrado atende grande parte das comunidades no Tocantins. A expectativa é que diferentes mercados consumidores de sabores do cerrado, sejam alcançados por produtos provindos da agricultura familiar, e, desta forma, apresentar para os pequenos produtores, alternativas para driblar a crise que se instalou com a paralisação dos programas governamentais.
Fonte: Seagro