(63) 98501-8498 redacao@tocantinsrural.com.br
28/05/2020

videoconferências são a nova fase no mundo das capacitações

da redação

Treinamentos e cursos on-line são nova tendência que reduz custos de logística e otimizam o tempo de palestrantes e participantes

As novas recomendações de convivência social resultaram em suspensões de encontros presenciais, como é o caso de treinamentos. Entretanto, com o uso da tecnologia, este entrave está sendo superado, estimulando uma nova fase no mundo das capacitações.

Com reduções de custos logísticos e otimização do tempo com a agenda, os encontros on-line estão sendo incorporados nos comportamentos dos profissionais que buscam atualizações. Sejam via webinars ou treinamentos direcionados, o novo hábito veio para ficar.

Um bom exemplo foi o “Workshop para Responsáveis Técnicos sobre produção de sementes” realizado no último dia 26 de maio. No formato virtual, participantes de todo o país puderam assistir e interagir com os palestrantes, tendo o conteúdo sido repassado com sucesso.

Atendendo demandas do setor, a Associação dos Produtores de Sementes dos Estados do Matopiba-Aprosem, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, juntamente com a Comissão de Sementes e Mudas da Bahia-CSM/BA, realizaram a capacitação. Para Ivanir Maia, Diretor Executivo da Aprosem e Presidente da CSM/BA, o novo modelo foi testado e aprovado, com a vantagem de reduzir custos de logística. “Participaram profissionais de praticamente todos os estados, sem a necessidade de deslocamento de suas cidades, incluindo os palestrantes”, disse ele.

Um profissional quando encaminha processos de registros de campos de produção de sementes, segue os passos do SIGEF, sistema do MAPA voltado a este fim. Sobre o tema, Bruno Magalhães Roncisvale, Chefe da Divisão de Sementes da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA de Brasília, detalhou cada passo e suas particularidades.

As regras gerais para produção de sementes e mudas seguem diretrizes que hoje estão publicadas no Decreto 5.153/2004 e que desde o ano passado estão sendo revistas, adequando a nova realidade do setor. O relato histórico dos trabalhos e as principais mudanças consensuadas no novo Decreto, foram apresentados por Virgínia Arantes Ferreira Carpi, Coordenadora-Geral de Sementes e Mudas do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA.

Fonte: Ascom Aprosem

Tempo

Eventos

NOSSOS PARCEIROS

Atendimento

Segunda a Sexta das 8h às 18h

(63) 8501-8498

Siga-nos

Entre em contato com a redação do Tocantins Rural. Email: redacao@tocantinsrural.com.br Telefone: (63) 98501- 8498 Whatsapp: (63) 98501- 8498
Copyright © 2019 - Tocantins Rural - Todos os direitos reservados.