Workshop ILPF como estratégia para o desenvolvimento rural sustentável acontece no dia 18, em Palmas
Acontece no próximo dia 18 de outubro o workshop: Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) como estratégia para o desenvolvimento rural sustentável no Tocantins.O evento que acontece no Palácio Araguaia, tem como público alvo os produtores rurais, estudantes da área e instituições governamentais ligadas a temática.
A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),
Durante o workshop será apresentado aos participantes a viabilidade econômica do sistema ILPF, mostrando os possíveis mercados para a comercialização de produtos produzidos de forma sustentável.
O workshop é a mais uma etapa do projeto Campo Sustentável, que segundo a coordenadora do programa Thaiana Brunes “tem como objetivo não só a implantação da área, mas também valorizar o produto sustentável que o projeto está produzindo e aproximar os produtores do mercado”.
Alguns produtores que já trabalham com o sistema ILPF irão compartilhar as experiências e os resultados que obtiveram depois que aderiram o sistema. O workshop vai trazer informações que provam a sustentabilidade ambiental e a viabilidade econômica do sistema.
Além das palestras, os participantes também contarão com o estande de uma agência bancária que vai facilitar a analise de linhas de crédito para o financiamento do plantio.
As inscrições podem ser realizadas através do Link.
Campo Sustentável
Campo Sustentável é um projeto de resultados a longo prazo que visa reduzir o desmatamento provocado pela pecuária e recuperar áreas de degradação. A finalidade é restaurar e aumentar a produtividade em áreas que foram degradadas diversificando a renda. No início deste ano foram colhidas 50 toneladas de sorgo forrageiro para selagem em uma área de 25 hectares, uma produção acima do esperado por conta do manejo adotado.
A fazenda Guará localizada no município de Aliança do Tocantins foi a primeira propriedade a receber o projeto. As fazendas Dois Irmãos e Laço de Ouro, localizadas no município de Pium e Almas respectivamente já começaram a receber as primeiras atividades para implantação do sistema.
Foto: Fernando Alves