A Frísia Cooperativa Agroindustrial realizou, nesta quinta-feira, 29, em parceria com a Fundação ABC, o 6º Show Tecnológico do Cerrado, no campo demonstrativo e experimental da Fundação ABC, no entreposto da Frísia, em Paraíso do Tocantins. A edição integrou as comemorações pelos 10 anos de atuação da Frísia no estado.
O evento reuniu produtores rurais, cooperados, técnicos, parceiros e representantes do setor produtivo, que participaram de uma programação voltada a temas como produtividade da soja, manejo eficiente, estratégias para a safrinha e rentabilidade das diferentes culturas. Ao todo, cerca de 40 expositores participaram da feira tecnológica, apresentando soluções aplicadas à realidade do Cerrado.
Durante o encontro, a Frísia também apresentou um balanço de sua atuação no Tocantins ao longo da última década. Os números refletem a dimensão desse trabalho, com mais de 290 mil hectares atendidos, entre soja, milho, sorgo, gergelim e feijão; e o recebimento de mais de 1,1 milhão de toneladas de grãos.
Segundo o presidente da Frísia, Geraldo Slob, a sexta edição do evento simboliza esse momento institucional. “O Show Tecnológico coincide com os 10 anos da Frísia no Tocantins e representa um marco importante. É um evento preparado para receber o público, apresentar tecnologias atuais, resultados das pesquisas da Fundação ABC e mostrar, na prática, o que é ser cooperado”, afirma.
Para Marcelo Cavazotti, gerente executivo da Frísia no Tocantins, o evento reforça a relação construída com os produtores ao longo dos anos. “O Show é um espaço fundamental de troca entre a cooperativa e o cooperado. Além do relacionamento diário no campo, é um momento de compartilhar conhecimento técnico, fortalecer a integração e avançar coletivamente”, destaca.
Primeiro cooperado da Frísia no Tocantins, o produtor rural Mark Schroeder acompanhou o evento e ressaltou a importância da cooperativa para o desenvolvimento regional. “Já são 10 anos dessa caminhada. A vinda da Frísia agregou muito, fortaleceu relações e, em eventos como o Show Tecnológico, reúne informações essenciais para melhorar o desenvolvimento e valorizar a região”, pontua.
A programação contou ainda com a presença de representantes de instituições ligadas à pesquisa, ao fomento, ao cooperativismo e à organização do setor produtivo. Participaram representantes do Ministério da Agricultura, da FAET, da APROEST, da Associação Novilho Precoce, do Naturatins, do Sistema OCB Tocantins, da Academia Tocantinense do Agronegócio (ATA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT), além de representantes do poder público, de instituições financeiras e da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Por Ascom Cooperativa Frísia.















