A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebe visita técnica de representantes da Agência de Mineração do Estado (Ameto), nesta terça-feira, 7, para verificar as funcionalidades do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato) e estudar a possibilidade de aplicar um modelo similar naquela instituição. O objetivo, entre outros, é o foco na logística utilizando a tecnologia da informação para melhorar a eficiência e segurança das operações de mineração e no transporte de minérios.
O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, colocou os serviços da Agência à disposição destacando a experiência do órgão que há mais de 25 anos atua no transporte de animais e vegetais. “Trocamos informações sobre o Sidato que se assemelha muito com a demanda que a Ameto pretende implantar e nos colocamos à disposição para ajudar no que for necessário para que eles possam desenvolver o seu próprio sistema”, ressaltou.
De acordo com o vice-presidente da Ameto, Joaquim Maia, o Governo do Tocantins tem fomentado o desenvolvimento do setor de mineração que tem um grande potencial, reconhecido pelos comércios nacional e internacional. “A tecnologia vem agregar no fortalecimento do controle, fomento, infraestrutura logística e formação de mão-de-obra para continuarmos em expansão”, avaliou.
Por Dinalva Martins/Governo do Tocantins.