Companhia realizou palestras e rodas de conversas com comunidades e colaboradores para reforçar a importância da preservação dos recursos hídricos
Celebrado no último dia 22, o Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre a preservação dos recursos hídricos e o uso sustentável da água. Comprometida com essa causa, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – promoveu, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), uma série de atividades no Tocantins voltadas à sensibilização de comunidades e colaboradores sobre a relevância desse recurso.
A programação teve início na última terça-feira (25) na Associação de Catadores de Coleta Seletiva de Porto Nacional, onde foram avaliadas as parcerias existentes com a VLI e discutidas novas estratégias para fortalecer o papel dos catadores na educação ambiental do município. Na ocasião, os participantes também acompanharam a palestra “Planeta Água – até quando?”, que abordou desafios e soluções para a preservação da água.
Na quinta-feira (27), as atividades seguiram para Colinas do Tocantins, onde houve um encontro com representantes da Associação de Catadores e Recicladores com o intuito de reafirmar a parceria em 2025, apresentar a proposta do PEA para esse ano e conversar sobre o dia mundial da água. O encontro também serviu para discutir um projeto de capacitação para as associações de catadores de materiais recicláveis com as quais a VLI já possui uma parceria, incluindo a de Porto Nacional. O projeto deve ser implementado ainda este ano.
Além das iniciativas voltadas às comunidades, a companhia também promoveu ações do Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT) nos terminais integradores de Porto Nacional e Palmeirante. Os colaboradores participaram de diálogos sobre a preservação da água e a importância da redução do desperdício. As ações contaram com o apoio da Analista de Relacionamento com Comunidades da VLI, Francília Cutrim.
Daniella Francisca Soares Silva Leite, analista de Responsabilidade Social da VLI, ressaltou que essas iniciativas reforçam o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a educação ambiental. “A VLI tem a responsabilidade de contribuir para a conscientização sobre o uso sustentável da água, não apenas em suas operações, mas também nas comunidades onde atua. Além de estimular o debate sobre a preservação dos recursos hídricos, estamos apresentando as ações que serão desenvolvidas em 2025 para ampliar o impacto positivo dessas iniciativas”, afirmou.
Compromisso com a redução do consumo de água
Em 2021, a VLI estabeleceu como meta reduzir em 20% o uso de água nova até 2030, mas já atingiu esse objetivo em 2023, registrando uma economia de 20,4%. Para alcançar essa redução, a companhia adota medidas como o reaproveitamento da água em atividades operacionais, incluindo a umectação de vias para controle de poeira, além de incentivar iniciativas internas para redução do desperdício por meio da conscientização dos colaboradores. A empresa também investe no planejamento sustentável de projetos, priorizando a reciclagem da água e minimizando o consumo desse recurso.
A VLI no Tocantins
A VLI opera no Tocantins por meio do Corredor Norte, que une Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís. O trajeto é percorrido por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem. A estrutura do corredor inclui três terminais intermodais, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Nesses locais, a carga trazida por caminhões é carregada nas composições da companhia. Pelo Corredor Norte são transportadas cargas como grãos (milho e soja), fertilizantes e combustíveis, entre outros produtos.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking do Valor Inovação.
Por