Lançada em 2024, ferramenta inovadora facilita a comercialização de produtos da Amazônia e beneficia 4,2 mil famílias
Garantir a preservação ambiental conectando a bioeconomia da Amazônia com a indústria é o objetivo do Bioconex, marketplace da Plataforma Digital da Floresta. Elaborada em 2024 pela Fundação CERTI, por meio do Instituto CERTI Amazônia, a iniciativa tecnológica impacta positivamente a vida de aproximadamente 4.200 famílias de comunidades ribeirinhas envolvidas em suas etapas de coleta, beneficiamento, embalagem e armazenamento de produtos. “A projeção é de que até o final de 2025 a plataforma chegue a 100 organizações cadastradas, totalizando em torno de 7 mil famílias beneficiadas”, aponta Marco Giagio, Diretor Geral do Instituto CERTI Amazônia.
Além de comercializar açaí e castanha, suas ofertas incluem também produtos menos conhecidos como o cariru, uma hortaliça rica em nutrientes utilizada na indústria alimentícia, e babaçu, fruto amazônico utilizado pelos setores farmacêutico, de cosméticos e alimentos. “Atualmente promovemos a oferta de vendas de 33 diferentes cadeias produtivas, com uma média de 10 subprodutos em cada uma, ofertados nas diferentes preparações de interesse dos compradores: em pó, in natura, liofilizado, em barra, com casca, desidratado, em amêndoa, farinha e óleo.”, destaca.
Nos últimos seis meses, o Bioconex teve um aumento mensal médio de 20% de produtos anunciados, principalmente açaí e castanha. Com a sazonalidade e a safra como fatores determinantes para a dinâmica da ferramenta, o volume de ofertas cadastradas superaram as três toneladas. “Ao ampliar a visibilidade de produtos de iniciativas que priorizam a floresta em pé, contribuímos para a bioeconomia, o crescimento do mercado e também para o aumento da renda das comunidades da Amazônia. ”, ressalta Giagio.
O uso do marketplace da Plataforma Digital da Floresta por parte das empresas permite a negociação direta com os produtores, a identificação do fornecedor e sua localização, e a previsão logística necessária para concretizar o negócio.
O escopo da tecnologia inclui ainda as ferramentas Vem de Onde, que garante a rastreabilidade dos produtos comercializados, e o BI da Floresta, que armazena toda a inteligência de dados para suporte à gestão de negócios. “Buscamos contribuir também para a tomada de decisão em relação às transações, que envolvem diversos aspectos além do preço, como disponibilidade, custos da logística e prazos de pagamento a custo baixo.”, conclui.
Os usuários do Bioconex
Integrante da plataforma, a cooperativa Amazônia Cooperar trabalha com agroextrativismo e conta com envolvimento de mais de 50 comunidades ribeirinhas. Os produtos que comercializam dentro da ferramenta são elaborados a partir de cacau, castanha e tucumã – como farinha, pastas, óleos, pó, cremes e etc. “O Bioconex tem um papel muito importante de ampliar a visibilidade dos produtos da natureza que vem da Amazônia. Além de simples e fácil de usar, inclui um suporte de um time com muito conhecimento sobre bioeconomia”, ressalta Maria Carolina Farias, representante da Amazônia Cooperar – Cooperativa Agroextrativista do Mapiá e Médio Purus.
A empresa Arvo – Produtos da Amazônia, de Rio Branco (Acre), também utiliza a plataforma, onde cadastrou seus produtos elaborados a partir da árvore Jatobá, como chás e temperos. “O Bioconex enfatiza a importância da bioeconomia e da preservação – utilizando o que temos de melhor na vegetação amazônica, na fauna e na flora. E contribui com aspectos muito importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho, como relacionados a produção e manufaturamento, servindo como ponte para a venda dos produtos que cultivamos tradicionalmente.”, destaca Francisco Rodrigues Antropobos, sócio-diretor da empresa que comercializa produtos de comunidades ribeirinhas e indígenas da região amazônica.
Sobre a Plataforma Digital da Floresta
A plataforma reúne três ferramentas digitais que funcionam como pilares com a finalidade de conectar a produção das centenas de cooperativas da Amazônia com o comércio brasileiro. A primeira delas, o Bioconex (bioconex.com.br), é um hub de marketplaces que permite negociações diretas e mais seguras entre indústria e a cadeia produtiva. Já a segunda, o Vem de Onde (vemdeonde.com.br), garante a rastreabilidade dos produtos comercializados. Enquanto a terceira, o BI da Floresta (bidafloresta.org.br), armazena toda a inteligência de dados que oferece suporte à gestão de negócios. O acesso a todas elas é gratuito e a equipe de suporte pode ser contactada pelo whatsapp (92) 99205-9923 para agilizar a utilização das ferramentas.