A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), assinou, na sexta-feira, 27, um termo de cooperação técnica com o município de Araguacema, para desenvolver ações do programa Trilha da Pesca e Aquicultura. Com a assinatura, 13 municípios tocantinenses irão desenvolver ações do programa.
Durante a cerimônia de assinatura, o secretário-executivo da Sepea, Jefferson Zêra, destacou a importância de ouvir as comunidades locais na construção de políticas públicas eficazes. “Nosso governador Wanderlei Barbosa tem uma diretriz muito clara, que é trazer o governo para dentro dos municípios. Por isso, estamos fazendo esse movimento de ouvir, acolher e levar as demandas de cada cidade para o centro das decisões. Temos um projeto que já começa desde o convite para esses momentos e tenho certeza de que, com o devido planejamento e compromisso, Araguacema estará presente e construiremos juntos esse caminho”, pontuou.
O prefeito de Araguacema, Marcos Vinicius Moraes (Marquinhos), celebrou a parceria e ressaltou o potencial do município para o desenvolvimento do setor. “Quando se fala em pesca no Tocantins, não tem como deixar Araguacema de fora. Nossa região é rica em rios, como o Caiapó e seus afluentes, e tem um potencial enorme, tanto para a pesca esportiva e o turismo, quanto para o crescimento da piscicultura. Araguacema é, sem dúvida, uma das grandes forças do setor no nosso estado”, enfatizou.
“Araguacema está dando um passo importante na construção de políticas públicas voltadas para a pesca e a aquicultura”, evidenciou a advogada especialista em pesca, Thalyta Gomes.
Trilha da Pesca e Aquicultura
Instituído pelo Governo do Tocantins, por meio da Lei n° 4508/2025, o programa Trilha da Pesca e Aquicultura tem como objetivo geral promover o desenvolvimento sustentável dos setores nos municípios tocantinenses, por meio de uma governança efetiva, participativa e da integração entre os elos que compõem ambas as cadeias produtivas, como forma de promover a geração de renda e a segurança alimentar.
Além disso, o programa fomenta a produção de pescado; a geração de renda; contribui para o desenvolvimento socioeconômico e preservação da cultura local; fortalece o combate à fome; contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e estímulo à profissionalização.
A partir de agora, desenvolvem ações do programa os municípios de: Couto Magalhães, Guaraí, Filadélfia, Palmeiras do Tocantins, Muricilândia, Lajeado, Novo Acordo, Araguatins, Miracema, Ipueiras, Arapoema, Pau D’Arco, São Miguel do Tocantins e Araguacema.
Edição: Victória Milhomem
Revisão Textual: Marynne Juliate
Governo do Tocantins ouviu demandas da população e apresentou como funcionam as ações do programa – Raylla Cândida/Governo do Tocantins
Programa tem como objetivo geral promover o desenvolvimento sustentável dos setores pesqueiro e aquícola nos municípios tocantinenses – Raylla Cândida/Governo do Tocantins
Por Lucas Eurilio/Governo do Tocantins.