O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, na quarta (20), em Palmas (TO), o “2º Workshop da Formação Técnica: Fortalecer, Conectar e Realizar”, com a participação de representantes da região Norte do país.
O encontro é o primeiro de quatro eventos que a Diretoria de Educação Formal e Infraestrutura do Senar vai promover nos meses de agosto e setembro para analisar os desafios atuais e planejar o fortalecimento da educação técnica no campo.
“Os encontros foram organizados para estarmos mais próximos dos agentes regionais envolvidos na execução dos cursos técnicos, promovendo uma escuta atenta das experiências, necessidades e boas práticas dessas equipes, para compreendermos os contextos e alinharmos os processos”, explica Maria Cristina Ferreira, diretora adjunta da Formação Técnica.

Na abertura, Maria Cristina e a superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, deram as boas-vindas aos participantes e destacaram o avanço da educação técnica do Senar na região.
“Esse é um momento em que a gente para e ouve a realidade das Administrações Regionais. Diferente do primeiro workshop que foi realizado em Belém (PA), nesse nós vamos garantir que todos participem por meio de oficinas”, afirmou Maria Cristina.
“O Tocantins se sente honrado de sediar esse evento porque a formação técnica do Senar tem feito um grande trabalho na nossa região e temos a convicção de que podemos avançar ainda mais. Este tipo de iniciativa, ouvindo as nossas dores, trocando experiências e fazendo as equipes pensarem juntas, é fundamental para pautar a transformação que desejamos para ampliar o alcance do trabalho do Senar no norte do Brasil”, disse Rayley.

No período da manhã, o grupo participou da oficina “Refletir e Agir”, onde os integrantes foram divididos em grupos e puderam expor os principais desafios enfrentados nos seus Estados.
Em seguida, cada grupo propôs soluções e planos de ação como, por exemplo, parcerias com instituições locais, abertura de novos polos da Rede e-Tec do Senar, implementação de audiobooks para facilitar o acesso ao conteúdo e ampliação do suporte pedagógico aos alunos.

Em Palmas, o evento segue com programação também na quinta (21), com oficinas e palestras sobre temas como ‘Estratégias e inovações na formação técnica’, Ações que geram resultados’, ‘Qualificação das equipes’ e ‘Boas práticas de gestão educacional’.
Os próximos encontros do workshop da Formação Técnica do Senar acontecem em Cuiabá/MT (Centro-Oeste), nos dias 27 e 28 de agosto; Recife/PE (Nordeste), 04 e 05 de setembro; e São Paulo (Sul e Sudeste), nos dias 10 e 11 de setembro.
Com informações e fotos da Ascom Sistema Faet-Senar/TO