O Programa Saúde no Campo, uma iniciativa do Sistema CNA/Senar com o Sistema FAET/Senar/IFAET/Sindicatos Rurais, chega agora em Gurupi
O evento de lançamento foi realizado na Fazenda Glória, em Gurupi, propriedade do produtor Deusdeth Alves Glória, que é assistido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, uma das exigências do programa.
A iniciativa leva atendimento preventivo, educação em saúde e orientação de qualidade de vida aos produtores, familiares e trabalhadores rurais. O Tocantins foi estado-piloto do programa, ao lado da Bahia e de Mato Grosso e, desde o início da execução, no ano passado, mais de mil pessoas já foram beneficiadas com o trabalho.

Segundo a superintendente do Senar Tocantins, Rayley Luzza, o programa foi implantado de forma gradual no estado. “Começamos pela região sudeste, depois no Bico do Papagaio, e agora chegamos à região sul. O Saúde no Campo articula-se com o sistema público de saúde, promovendo um trabalho preventivo aliado à telemedicina, o que tem gerado excelentes resultados”, afirmou.
O presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, destacou a importância da ampliação do programa e seu impacto direto na produtividade rural. “Para que o produtor possa produzir mais e garantir alimentos de qualidade à população, é fundamental que ele cuide também da própria saúde. Esse é o objetivo do Saúde no Campo, e estamos felizes em expandir a iniciativa”, declarou.

Representando a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Wilson de Souza, parabenizou o sistema pela ação. “O Saúde no Campo complementa as políticas de saúde do município e contará com o nosso apoio em tudo o que for necessário”, ressaltou.

O presidente do Sindicato Rural de Gurupi, João Victor Stival, também destacou a relevância da iniciativa. “É mais uma ação que valoriza o produtor rural, oferece qualidade de vida e fortalece o desenvolvimento da região sul do estado”, pontuou.
Durante o evento, foram apresentados os profissionais de saúde que atuarão na região. Cada técnico de campo atenderá até 30 propriedades rurais já assistidas pelo Senar. As visitas mensais incluem monitoramento, diagnóstico e encaminhamento para atendimentos de saúde, com foco na prevenção.

Para a técnica de saúde Kelly Cristina Vieira, participar do programa representa uma nova forma de cuidar das pessoas. “Antes eu trabalhava em hospital, onde os pacientes vinham em busca de atendimento. Agora somos nós que vamos até o campo promover saúde e prevenção. Estou muito entusiasmada com essa experiência”, contou.
A produtora Francisca da Silva, uma das primeiras atendidas pelo programa na região, avaliou positivamente a ação.
“Foi gratificante receber a visita do Senar. Muitas vezes a gente perde consultas por dificuldade de ir até a cidade. Com esse atendimento, ficamos mais animados para trabalhar com mais afinco”, afirmou.

Com a chegada do Programa Saúde no Campo à região sul, o Sistema FAET/Senar Tocantins reforça seu compromisso com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida no meio rural, integrando ações de assistência tecnica, gerencial e de saúde.
Por Ascom Sistema Faet/Senar.















