A queda da aeronave de pequeno porte na zona rural de Fátima, na região central do estado, será investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB). Dois homens morreram e o avião ficou destruído.
O acidente aconteceu no fim da tarde de sábado (1º), quando a aeronave caiu na área de uma fazenda. As vítimas são o piloto Diomedio Aires da Silva Filho, de 56 anos, que morreu na hora, e José Rosário Carneiro de Oliveira, de 52 anos, que chegou a ser socorrido, mas morreu neste domingo (2).
O Cenipa foi acionado durante os procedimentos de atendimento ao acidente aéreo. Em nota, o centro de investigação informou que, nesse tipo de caso, profissionais credenciados “aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”.
O setor explicou ainda que a ocorrência será cadastrada no Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER), e que a conclusão da investigação vai depender da complexidade do caso, mas que ocorrerá no “menor prazo possível”.
Queda da aeronave
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/o/W/kieARIQ4G9znkqQhM0iQ/modelo-foto-fundo-borrado-8-.jpg)
Piloto Diomedio Filho morreu após queda de avião em Fátima (TO) — Foto: Divulgação/Aeroclube de Porto Nacional
No fim da tarde de sábado, um morador gravou um vídeo mostrando o avião sobrevoando próximo aos fios da rede elétrica. Em seguida, a aeronave passa atrás de um reservatório de água, indo em direção à zona rural.
Após a queda, uma equipe de saúde do município esteve no local para prestar os primeiros socorros. Diomedio não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
José Rosário Carneiro ficou gravemente ferido, foi socorrido e levado para o Hospital de Referência de Porto Nacional. Ele chegou a ser transferido para o Hospital Geral de Palmas. Neste domingo, porém, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que ele morreu em decorrência dos ferimentos.
Imagens feitas na região mostraram que o impacto com o solo deixou a parte frontal e as asas da aeronave destruídas. Conforme a Polícia Militar, também houve derramamento de combustível.
O local onde o avião caiu foi isolado para a realização dos trabalhos de perícia e atendimento das vítimas.
Por Patricia Lauris, g1 Tocantins.


















