Uma das principais feiras dedicadas à pecuária leiteira do Brasil, a ExpoFrísia passará a ser realizada em uma nova data a partir de 2026. O evento, que chega à sua 19ª edição, deixa de acontecer no fim de abril para ser realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí (PR).
Segundo Eduardo Ichikawa, gerente executivo de Pecuária da Cooperativa Frísia, a mudança de data atende a uma solicitação dos expositores de animais. “A nova data permite um preparo melhor dos animais ao longo do ano, além de existir uma maior chance de disponibilidade pela concentração de partos no inverno. Considerando eventos como ExpoFrísia, Expoleite e Agroleite, o criador passa a ter um intervalo maior entre as feiras, o que facilita o planejamento”, explica Ichikawa. Atualmente, a ExpoFrísia acontece em abril, a Expoleite em julho e o Agroleite em agosto, o que deixa um intervalo curto entre as exposições da região.
“Em meados de novembro, nos Campos Gerais, o milho e a soja já estão plantados, e os agricultores têm uma janela de atividades melhor. Novembro é ainda uma época de pico de lactação, o que amplia as opções de animais em destaque para participar da feira”, complementa.
Com entrada e estacionamento gratuitos, a ExpoFrísia reúne o que há de melhor em genética e manejo animal, além de apresentar bovinos da raça holandesa, julgamentos técnicos, Clube de Bezerras, que incentiva o manejo e o cuidado com os animais entre os jovens, e a tradicional Copa dos Apresentadores, que conta com a participação de cooperativas parceiras.
Sobre a Cooperativa Frísia
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga de produção do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Sua trajetória se confunde com a do cooperativismo brasileiro, em que a união, o trabalho e a organização promovem resultados sustentáveis aos cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade, sempre aplicando os sete princípios cooperativistas. A Frísia nasceu em Carambeí (PR), em 1925, como Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, onde está localizada a matriz. Atualmente, está presente em 11 municípios dos Campos Gerais paranaense e possui unidades em três cidades do Tocantins, estado onde começou as atividades em 2016. São mais de mil cooperados e mais de 1,2 mil colaboradores que fazem da Frísia uma das maiores cooperativas do Brasil, com atividades nos segmentos de grãos, lácteos, florestas, rações, sementes e proteína animal. Mesmo inovadora e atualizada às rápidas mudanças no campo, a Frísia mantém a sua essência traduzida em “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”! Saiba mais em frisia.coop.br.
Por Assessoria de imprensa da Cooperativa Frísia/ Luis Fernando Duarte.


















