Companhia destacou oportunidades de capacitação de mão de obra e fortalecimento de fornecedores locais durante o evento promovido pelo Sebrae e parceiros
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, participou, na última quarta-feira (5), do Fórum de Desenvolvimento Econômico de Colinas do Tocantins, realizado pelo Sebrae Tocantins, em parceria com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Associação Comercial e Industrial de Colinas (Acicolinas). O encontro reuniu empresários, representantes do poder público e instituições de ensino para debater as potencialidades do município e o fortalecimento da cadeia produtiva regional.
O evento, que teve como tema “Colinas no trilho do desenvolvimento”, abordou as oportunidades de crescimento ligadas à presença de grandes empreendimentos na região, entre eles o Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA), da VLI. A companhia apresentou as possibilidades de contratação de fornecedores locais de produtos e serviços e formação profissional, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social das comunidades próximas.
A participação da VLI no fórum reforça uma agenda de colaboração que vem sendo construída com instituições locais. Há cerca de dois anos, a companhia promoveu um encontro voltado à atração de fornecedores da região, iniciativa que contribuiu para fortalecer o diálogo com o setor produtivo e estimular o surgimento de novas oportunidades de negócio.
O fórum contou com a presença de Raimunda Sousa, supervisora de Planejamento do Terminal Integrador de Palmeirante (TIPA); Fernando Colli, supervisor de Operação Multimodal; Jeílson Pereira Soares, supervisor de Operação Ferroviária; de Fernando Ferreira, analista de Relacionamento Institucional e Governamental; Dhiefferson Miranda, da área de Serviços Integrados ao Negócio; e Filipe Silva Lima, analista de Processos de Engenharia. Também participaram representantes da Mosaic, COPI e Ultracargo, empresas que compõem o Complexo TIPA, além da Castrolanda.
A supervisora Raimunda Sousa, que atua há 12 anos na VLI e é responsável pelo planejamento da operação e manutenção no TIPA, destacou a importância de fortalecer o relacionamento com a comunidade e os empreendedores locais. “A VLI tem trabalhado continuamente para contribuir com o desenvolvimento da região, priorizando fornecedores locais e investindo na formação de profissionais qualificados. Um exemplo é a parceria com o Senai, que possibilitou o retorno das atividades da instituição em Colinas e a oferta de cursos gratuitos. Atualmente, contamos com jovens aprendizes que integram o programa de Formação de Técnicos em Eletromecânica, resultado da segunda parceria firmada com o Senai”, afirmou.
A VLI no Tocantins
A VLI opera no Tocantins por meio do Corredor Norte, que une Porto Nacional (TO) ao sistema portuário de São Luís. O trajeto é percorrido por meio do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a VLI opera por direito de passagem. A estrutura do corredor inclui três terminais intermodais, em Porto Nacional e Palmeirante, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Nesses locais, a carga trazida por caminhões é carregada nas composições da companhia. Pelo Corredor Norte são transportadas cargas como grãos (milho e soja), fertilizantes e combustíveis, entre outros produtos.
Sobre a VLI
A VLI atua na integração de serviços logísticos por meio de ferrovias, portos e terminais intermodais. A empresa opera as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais em pontos estratégicos como Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Presente nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, a VLI conecta a produção nacional aos principais corredores logísticos do país. A VLI reafirma seu protagonismo ao conquistar, pela terceira vez, o topo do ranking Valor Inovação em Transporte e Logística, mantendo-se entre as líderes do setor por sete anos consecutivos.
Por Precisa Assessoria de Comunicação.


















