Evento reuniu 230 participantes e apresentou práticas que fortalecem a formação de profissionais preparados para o mercado agroprodutivo
O Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) realizou mais uma edição do Dia de Campo na Fazenda Escola, reunindo cerca de 230 participantes entre estudantes, docentes, técnicos e profissionais de diversas áreas ligadas ao agronegócio neste último sábado, 10/11. O evento consolidou-se como um espaço de aprendizado prático, troca de experiências e demonstrações de pesquisa e extensão, que conectam a formação acadêmica às demandas do mercado agroprodutivo.
A reitora, Prof.ª Dra. Andrea Borim, destacou a relevância do evento para o fortalecimento da prática e para a consolidação do papel do UniCatólica na formação de profissionais inovadores, “É uma alegria imensa ver esse momento acontecendo. Parabéns a todos mais uma vez e espero que todos os visitantes e nossos alunos possam aproveitar esse dia de grandes oportunidades, de aprendizado, de troca e de convivência”, afirmou.
Durante sua fala, a reitora também ressaltou o potencial do setor e as oportunidades profissionais que se abrem para os futuros egressos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, “Eu quero que vocês saibam que há um grande mercado que é para além do saber técnico, é o de conhecer o negócio, saber atender bem o proprietário e oferecer respostas. Há muito espaço para atuar”, completou.
Entre as estações temáticas, a de Hidráulica Aplicada à Agropecuária apresentou experimentos e discussões sobre o uso da água e suas aplicações práticas no campo. O professor Me. Alexandre Barreto Almeida dos Santos destacou a importância da vivência prática como extensão da sala de aula, “O Laboratório de Hidráulica do Centro Universitário é muito bem equipado, e aqui podemos fazer vários experimentos relacionados a situações que ocorrem no campo. Os visitantes demonstraram bastante interesse, pois associamos o funcionamento dos equipamentos às práticas agrícolas. Esse é o objetivo do Dia de Campo: mostrar o que fazemos na faculdade e como o conhecimento se aplica na realidade”, explicou.
A estudante Maria Eduarda Vale, do 6º período de Medicina Veterinária, apresentou um trabalho de pesquisa sobre leguminosas utilizadas como forrageiras e seus benefícios para a sustentabilidade das propriedades rurais no Campo Agrostológico, “Nosso trabalho consiste em cultivar alguns tipos de leguminosas mais usadas para fixação de nitrogênio e para silagem, que estão em alta nas fazendas ou são pouco exploradas”, relatou.
Participando como visitante, o técnico em agropecuária e graduando em Agronomia pela Unitop, Alberto Carvalho, destacou o impacto positivo da iniciativa, “O Dia de Campo do UniCatólica é um momento de grande aprendizado, que agrega muito ao nosso conhecimento e formação. Parabéns pela organização”, pontuou.
Com estações interativas, demonstrações de pesquisa aplicada e projetos de extensão voltados ao setor produtivo, o Dia de Campo reafirma o compromisso do UniCatólica em formar profissionais preparados para os desafios do mercado agroprodutivo, promovendo a integração entre ciência, tecnologia e sustentabilidade.
Por Comunicação e Marketing/UniCatólica.


















