A Mosaic divulgou nesta sexta-feira (16/1) uma atualização sobre o mercado global de fertilizantes, com números preliminares de vendas do quarto trimestre de 2025.
De acordo com o relatório, a demanda por fertilizantes na América do Norte caiu muito além da sazonalidade típica do período. A companhia informou que as aplicações foram pressionadas pela piora na rentabilidade dos produtores e agravadas pelo início precoce do inverno, que encurtou a janela de aplicação.
Informou ainda que as condições foram especialmente desafiadoras para os fosfatados, devido à menor acessibilidade em relação ao potássio. Os embarques de fosfato na América do Norte recuaram cerca de 20% no quarto trimestre, segundo a empresa.
Nesse cenário, as vendas de fosfato ficaram em aproximadamente 1,3 milhão de toneladas, enquanto as vendas de potássio somaram cerca de 2,2 milhões de toneladas.
Com isso, a Mosaic informou que ajustou seu plano de produção de fosfatados e o mix de produtos no período, além de redirecionar volumes para mercados com maior demanda. Com isso, os volumes de produção permaneceram em linha com o trimestre anterior, segundo a empresa.
No Brasil, segundo a empresa, o mercado de fertilizantes se deteriorou no quarto trimestre, diante de restrições de crédito e aumento da competição entre fornecedores. No acumulado do ano, as vendas somaram cerca de 9 milhões de toneladas, estáveis em relação a 2024, mas refletindo a retração mais ampla do mercado, informou a empresa.
A perspectiva para 2026, porém, é mais positiva. De acordo com o comunicado da empresa, a expectativa é de que os produtores recomponham os nutrientes retirados do solo após a forte safra do ano passado, além de estímulos adicionais por meio de pagamentos governamentais nos Estados Unidos, que devem impulsionar a demanda no período de aplicação da primavera.
Por Globo Rural.


















