O acordo entre o Mercosul e a União Europeia vai “bombar” as exportações da agricultura familiar brasileira. Café e frutas têm o maior potencial de ganho com o comércio entre os blocos econômicos.

A expectativa é do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Ele falou sobre o tema durante participação, nesta terça-feira (20), no programa Bom Dia, Ministro, da EBC.
“Os europeus são ricos e poderão comprar vários produtos produtos da agricultura familiar, o café, frutas, por exemplo, o açaí, o açaí tá bombando no mundo inteiro, mas nós temos a manga, a uva, o melão. Então, os agricultores familiares poderão vender os seus produtos na Europa sem taxas e assim vão ganhar muito, abrindo todo o mercado para a agricultura familiar brasileira, que eu acho que com esse acordo vai bombar”.
Paulo Teixeira destacou que o acordo vai beneficiar quase 4 milhões de agricultores familiares, com ganhos para a agroindústria e a agroecologia.
“Vai beneficiar por aqui também porque nós vamos acelerar as políticas, entre elas a política de assistência técnica e extensão rural e de agroindústria. Eu acho que vai beneficiar porque o mercado europeu é um mercado muito exigente, que isso pode acelerar a transição para a agroecologia, a transição para os bioinsumos, saindo dos agrotóxicos”.
Ainda na entrevista, o ministro antecipou que o presidente Lula anuncia um grande pacote de desapropriações na sexta-feira (23), em Salvador, na Bahia. Segundo o ministro Paulo Teixeira, será a maior entrega da reforma agrária dos últimos quatro anos.
Por Agência Brasil.


















