As inscrições para a Abertura Nacional da Colheita da Soja 2025/26 seguem abertas. A dez dias do evento, a cerimônia que marca oficialmente o início simbólico da colheita da principal cultura agrícola do país será realizada no dia 30 de janeiro de 2026, a partir das 8h, na Fazenda Alto da Serra, do Grupo Wink, em Porto Nacional (TO). Para participar, basta acessar o link oficial do evento, preencher as informações solicitadas e confirmar a presença.
A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Schneider, destaca a relevância de o estado sediar a cerimônia. “Receber a Abertura da Colheita é uma oportunidade de mostrar a força do produtor tocantinense e a importância da soja para o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou.
Segundo Renato Schneider, representante da Fazenda Alto da Serra, o Grupo Wink iniciou suas atividades no Tocantins em 2012 e, desde então, atua no cultivo de soja e milho, além de desenvolver atividades em pecuária, transporte e armazenagem. Atualmente, cerca de 10 mil hectares da propriedade são destinados à produção de soja.
Ele ressalta que a fazenda também mantém projetos sociais no entorno da propriedade, como iniciativas com a escola rural local e o projeto “Se Liga na Fazenda”. “Para nós, do Grupo Wink, é muito importante sediar a abertura nacional da colheita da soja. Estamos muito felizes como anfitriões deste evento e nos preparando com uma boa condução da lavoura para garantir a colheita na data da cerimônia”, disse.
O Grupo Wink adota práticas de monitoramento integrado de pragas e manejo integrado de doenças, além de utilizar o sistema de plantio direto a partir do segundo ano após a abertura das áreas, que anteriormente eram pastagens degradadas e foram convertidas em áreas produtivas.
Programação
A programação do evento incluirá painéis técnicos e institucionais. Estão previstos cases de sucesso que demonstram como a soja tem impulsionado o desenvolvimento econômico e social em diferentes regiões do Brasil, reforçando o tema central: “Onde a soja cresce, a transformação acontece”.
Outro destaque será o boletim climático, com análise das condições meteorológicas para todas as regiões produtoras de soja do país, informação estratégica para produtores, cooperativas e empresas do setor.
Um segundo painel discutirá a soja como instrumento de política de desenvolvimento regional, abordando temas como geração de emprego, infraestrutura e crescimento econômico ligado à cadeia produtiva.
Autoridades nacionais e estaduais ligadas à agricultura e ao agronegócio também participarão do evento, apresentando perspectivas sobre políticas públicas e expectativas para o setor.
O momento mais aguardado será a entrada simbólica das máquinas no campo, que marcará oficialmente o início da colheita da safra 2025/26.
A programação será encerrada com um almoço de confraternização entre produtores, organizadores e convidados.
Por Canal Rural.


















