Por Globo Rural
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, decretou situação de emergência em 25 municípios do Estado por conta da falta de chuvas e do impacto considerável na produção agrícola, com o calor excessivo e a perda de umidade do solo nas lavouras. O decreto foi publicado nessa segunda-feira (5/2) e tem vigência de 180 dias.
A emergência pela estiagem abrange municípios das regiões oeste e norte de Goiás: Acreúna, Amorinópolis, Araguapaz, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Caiapônia, Diorama, Guarani de Goiás, lporá, Israelândia, lvolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mozarlândia, Nova Crixás, Palestina de Goiás, Paraúna, Piranhas, Porangatu, Quirinópolis, Santa Helena de Goiás e Turvelândia.
A medida levou em conta o baixo volume de chuvas e as condições climáticas extremas devido a longos períodos de baixa ou nenhuma precipitação, informou o governo goiano. Em algumas situações, a perda de umidade do solo é superior à sua reposição, conforme Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
Segundo o decreto, o desastre denominado e codificado como “estiagem” fica classificado como de nível 2 ou de média intensidade, de acordo com portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional.