Prepare-se para enfrentar mais dias de chuvas intensas e temporais em várias regiões do Brasil
Prepare-se para enfrentar mais dias de chuvas intensas e temporais em várias regiões do Brasil.
De acordo com a previsão do Climatempo e do Inmet, as condições climáticas desafiadoras persistirão nos próximos dias, especialmente no Centro-Oeste.
Em Mato Grosso, uma nova área de baixa pressão intensifica os temporais na segunda-feira (25), com Rondonópolis podendo acumular mais de 130 mm de chuva até quarta-feira (27).
Cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área.
No Centro-Oeste, as pancadas de chuva e temporais devem persistir até quarta-feira (27).
No estado de Mato Grosso do Sul, o sol predomina nesta manhã de domingo (24), porém, espera-se pancadas de chuva para a tarde, sendo mais intensas na região norte do estado.
Já na Região Norte, a previsão é de muita chuva, com acumulados acima de 90mm em Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.
Previsão do tempo para os próximos dias
- Norte: o período ainda será de muita chuva. Áreas do Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins esperam acumulados de chuva superiores a 90 mm.
- Nordeste: a previsão é de chuva que, localmente, pode ser forte e superar os 90 mm no centro-norte e em todo litoral leste da região. Nas demais áreas, as chuvas deverão ser mais irregulares e de menor intensidade.
- Centro-Oeste e Sudeste: vai chover 80 mm. As chuvas deverão ser mais intensas nos estados de Mato Grosso e Goiás. Nas demais áreas, a previsão é de acumulados de chuva menores, podendo ficar em torno de 30 mm.
- Sul: a previsão é de chuva irregular, com totais que podem ficar em torno de 50 mm.
Cidade recebe mais 300 mm de chuvas em 24 horas
Neste sábado (23), Petrópolis (RJ) recebeu mais de 300 mm de chuva, resultando em quatro mortes e 520 desalojados. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que as chuvas ultrapassaram 304 mm nas últimas 24 horas, com previsão de exceder 500 mm em 48 horas.
Outros municípios também enfrentaram fortes chuvas: Teresópolis, Bom Jesus do Itabapoana, Campos e Magé registraram mais de 200 mm, enquanto Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Maricá, Duque de Caxias, Angra dos Reis, Mangaratiba, São Francisco do Itabapoana, Macaé, Cachoeira de Macacu e Guapimirim tiveram mais de 100 mm.