O mercado de crédito de carbono é uma realidade consolidada no mundo e, aos poucos, começa a ganhar espaço no Brasil. Entre as regiões com maior potencial de geração e comercialização desses créditos está a Amazônia Legal — e o Tocantins se destaca nesse cenário.
Com 91% de seu território coberto pelo bioma Cerrado, o Tocantins é o segundo estado brasileiro com maior área preservada desse bioma. Além disso, cerca de 30% das áreas produtivas do estado são preservadas, conforme exige a legislação ambiental. Esses números evidenciam o potencial do estado para geração de créditos de carbono, em um mercado que movimenta bilhões de dólares globalmente.
Apesar desse cenário promissor, ainda há pouco conhecimento técnico e prático sobre o funcionamento desse mercado entre os produtores rurais. A regulamentação já existe no Brasil, por meio do Decreto nº 11.075/2022, que estabelece as bases do mercado regulado de carbono. No entanto, o acesso à informação e às plataformas de comercialização ainda é limitado.
Outro diferencial é o relacionamento direto com o campo: mantemos um grupo de WhatsApp com mais de 200 produtores de todas as regiões do estado, promovendo a troca de informações e oportunidades. O site foi incubado por dois anos na Universidade Federal do Tocantins, passou por diversas consultorias do Sebrae e segue em plena expansão.
A partir dessa estrutura já consolidada, o Tocantins Rural vai liderar a captação de leads para o mercado de crédito de carbono, conectando produtores tocantinenses ao cenário global da sustentabilidade e da valorização da preservação ambiental.
O objetivo desse site é fazer com que o produtor, o lojista, o pesquisador e o investidor fiquem bem informados sobre o que acontece no Tocantins quando o assunto é agronegócio e agricultura familiar.
© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.
© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.