Entre os dias 14 e 18 de junho, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu nas regiões da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e Parque Estadual do Cantão (PEC) ações voltadas a integração entre as Unidades de Conservação e o entorno. Com público-alvo comunitários, produtores rurais e empreendedores, foram oferecidas instruções sobre pescado e emissão de carteirinhas de pesca, calendário de queimas controladas, licenciamento ambiental, recursos florestais e outorgas d’água.
Na sexta-feira, 14, a ação aconteceu no Projeto de Assentamento (PA) Onalício Barros, em Caseara. Na segunda-feira, 17, as equipes estiveram no PA Manchete, em Marianópolis, onde visitaram acampamentos e orientaram a população. Nessa terça, 18, as ações foram concluídas no PA Pericatu, em Pium. As prefeituras de Caseara, Marianópolis e Pium, por meio de suas secretarias de Meio Ambiente, foram parceiras.
Conforme a bióloga Aline Vilarinho, inspetora de recursos naturais do Naturatins, as ações do Naturatins visam fortalecer a relação entre as Unidades de Conservação e as comunidades do entorno, promovendo práticas que aliem desenvolvimento econômico e sustentabilidade ambiental. “A participação ativa dos comunitários, produtores rurais e empreendedores foi crucial para o sucesso dessas iniciativas”, destacou.
As ações contaram com a colaboração das equipes do Instituto da APA Ilha do Bananal/Cantão e do PEC, e ainda de técnicos da Diretoria de Gestão Regularização Ambiental (DGRA), da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico (GSDSE) e da fiscalização ambiental.