O Dia do Senhor do Bonfim, uma celebração religiosa tradicionalmente realizada em 15 de agosto com romarias e festividades na cidade de Natividade, foi oficializado como feriado estadual no Tocantins, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 26.
A lei que institui o feriado foi sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa em 11 de setembro, após ser divulgada nas redes sociais do governo, das secretarias de Cultura e Turismo e da própria Assembleia. Conforme a lei nº 4.509, o Dia do Senhor do Bonfim agora integra o Calendário Cultural do Tocantins. A lei visa valorizar as tradições religiosas e culturais, promover a integração das comunidades e estimular o turismo religioso, contribuindo para a interação social e a preservação do patrimônio cultural do estado.
A celebração atrai devotos de várias regiões para o povoado do Bonfim, em Natividade, onde muitos pagam promessas, percorrendo a pé cerca de 23 km da cidade até o local. A tradição do Senhor do Bonfim teve início em 1750, quando um vaqueiro encontrou uma imagem religiosa no povoado. A imagem foi levada à cidade, mas desapareceu e reapareceu misteriosamente no mesmo lugar. Desde então, a devoção se espalhou, tornando-se a maior e mais importante festa religiosa do Tocantins.
Por Letícia Lucena/Jornal Opção.