A XIX Semana Tecnológica, uma iniciativa do Sebrae Tocantins em parceria com o Sindicato Rural de Araguaína e a UFNT, começou nesta segunda-feira, 3 de junho, na 56ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara), com o estande recheado de palestras e cursos voltados para os produtores rurais.
A programação teve início com a palestra do Programa ABC do Corte, com o consultor Athila Damasceno falando sobre a opção para intensificação da pecuária de corte. Logo em seguida, Marcione Braga, da Mage Consultoria, abordou a intensificação de pastagens e os caminhos certos para começar.
Falando em pastagem, o Senar Tocantins também esteve presente com José Helder de Andrade apresentando os resultados da intensificação de pastagens nas fazendas Vale Verde e Modelo. Também tivemos uma palestra muito enriquecedora desmistificando o financiamento habitacional com Tereza Postigo e Iolanda Marques.
E às 19h30 foi realizada a abertura oficial da XIX Semana Tecnológica e logo após palestra com Maurício Palma Nogueira, abordando um assunto bem pertinente sobre o mercado pecuário, desde o cenário atual às suas perspectivas.
Maikellen Carvalho, gerente do Sebrae em Araguaína, destaca a importância dessas iniciativas como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento profissional dos empreendedores locais na Exposição Agropecuária. “As palestras e capacitações oferecidas durante a exposição têm o potencial de impactar positivamente não apenas os empresários do campo, mas também aqueles que atuam em serviços relacionados, como turismo rural, gastronomia e comércio de insumos agrícolas, entre outros”, diz a gerente.
O Analista Técnico do Sebrae em Araguaína, Thiago Dias, nos conta por que o Sebrae está presente na maioria das exposições agropecuárias no Tocantins. “O Estado tem uma importante cadeia produtiva do agronegócio, e para o Sebrae estar presente nessas feiras agropecuárias, exposições, é estratégico, até porque nós temos uma carteira exclusiva para o agronegócio com diversos produtos consolidados que atendem o produtor rural, técnico, empresário, estudante agrário e todos os profissionais que querem empreender nessa área. A Semana Tecnológica, por exemplo, trará uma programação com mais de 40 palestras voltadas para a pecuária de corte, a parte de pastagem, manejo, piscicultura e todas voltadas para o aumento da produtividade do produtor rural”, conclui.