O Ruraltins, Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, e em parceria com o Incra, está sendo realizado nesta semana, de 21 a 25 de julho, o Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, no município de Araguacema. A iniciativa, que está mobilizando diversos órgãos estaduais e federais, oferece gratuitamente serviços essenciais para agricultoras e agricultores da região.
Durante toda a semana, estão sendo emitidos documentos como nova Carteira de Identidade, segunda via de certidões de nascimento e casamento, Carteira de Trabalho, Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), além da regularização de assentamentos do Incra e liberação de crédito rural.
O mutirão é uma realização do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ruraltins, Agência de Fomento do Tocantins, Secretaria de Segurança Pública, Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal e outros órgãos parceiros.
“Esse mutirão é custeado pelo Incra, com a colaboração de vários órgãos importantes. O Banco da Amazônia está aqui com o programa Desenrola Rural, a Fomento com a emissão do Pronaf B e o Incra com vistorias in loco e regularização fundiária dos assentamentos. Estamos atendendo famílias de Araguacema, Goianorte, Dois Irmãos e Abreulândia, abrangendo 11 assentamentos da reforma agrária”, explicou o extensionista rural, e engenheiro agrônomo, Renato Torres Figueiredo, do Ruraltins.
A ação está sendo realizada na Câmara Municipal de Araguacema, que se transformou em ponto de atendimento e acolhimento das famílias beneficiadas. As equipes técnicas estão em campo fazendo também vistorias para liberação de títulos de terra e habitações rurais.
O presidente do Ruraltins, Osires Damaso, destacou a importância da iniciativa e o papel do Governo do Tocantins no apoio às famílias do campo:
“Ações como essa demonstram, com clareza, o compromisso do Governo do Tocantins com quem vive e produz no campo. Garantir acesso a documentos, regularização e oportunidades de crédito é fortalecer a agricultura familiar, dar dignidade às pessoas e impulsionar o desenvolvimento regional. Parabenizo todas as equipes envolvidas nessa grande mobilização.”
Para Cleo André Pereira do Nascimento, representante da Chácara Luciana, do assentamento Nova Canaã, o mutirão trouxe dignidade e praticidade para as famílias do campo:
“Quero agradecer ao Incra, na pessoa do superintendente Edmundo, e ao MDA, com nosso companheiro Diego. Estamos sendo muito bem atendidos por todos os órgãos. Com essa documentação, conseguimos acessar créditos, regularizar nossas moradias, e isso muda a vida das famílias. A vinda desse mutirão evita que o produtor precise se deslocar até Palmas. Está tudo aqui, facilitando o nosso acesso aos direitos que são nossos por lei.”
Já o produtor André Pereira, também do assentamento Nova Canaã, destacou a relevância da parceria com a Secretaria de Segurança Pública, que possibilitou a emissão da nova identidade:
“Estamos tendo um acesso mais fácil aos documentos que a agricultura familiar precisa. Quero agradecer a todos os órgãos por estarem aqui ajudando nosso povo. Está de parabéns essa organização.”
O mutirão segue até a próxima sexta-feira, 25, e deve beneficiar centenas de trabalhadoras e trabalhadores da região. A expectativa é de que novas edições aconteçam em outros municípios tocantinenses, ampliando o acesso à cidadania e às políticas públicas para quem mais precisa.
Câmara Muncipal de Araguacema, recebe produtores rurais. – Institucional/ Governo do Tocantins
Por Leydiane Lima/Governo do Estado.