Com o objetivo de aprimorar as informações do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) orienta os produtores rurais a realizarem o recadastramento da ferramenta Produtor on-line, bem como, a atualização de seus cadastros durante a Campanha de Declaração de Informações Pecuárias que inicia no próximo dia 1º de novembro. Atualmente, a Adapec conta com 58 mil produtores rurais, destes, aproximadamente 20 mil utilizam o acesso virtual.
Para realizar o recadastramento do Produtor on-line é necessário procurar uma unidade da Adapec em qualquer município do Estado, solicitar novo login e senha, assinar as documentações exigidas e informar o e-mail pessoal para recebimento da senha. “O acesso virtual não será bloqueado, mas a declaração do rebanho só poderá ser efetuada mediante a realização do recadastramento”, disse o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Agência, Márcio Rezende.
O objetivo é melhorar os serviços para atender com mais agilidade e segurança os produtores rurais, por isso, estar em dia com as informações é fundamental para evitar transtornos e garantir os avanços necessários.
Vale ressaltar que, o produtor que tiver dúvidas deve procurar o escritório do seu município e verificar se existem pendências para poder saná-las e continuar aproveitando os serviços com comodidade. A Adapec conta com o Disque Defesa pelo telefone 0800 063 11 22 para sanar dúvidas e direcionar o atendimento.
Recadastramento de propriedade e de proprietário
De acordo com a Agência, mais de 99,58% dos produtores rurais realizaram o recadastramento de propriedades e de proprietários, que está em vigor desde 2019. O restante que ainda não o fizeram podem solucionar essa e outras pendências no cadastro durante a Campanha de Declaração de Informações Pecuárias, que ocorre de 1º a 30 de novembro. Mas nesse caso, em específico, só poderá ser realizado no município de origem da propriedade.
Por Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins.