As obras do aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, foram entregues na tarde desta última segunda-feira (22). O evento contou com a presença do Secretário Nacional de Aviação Civil e o Ministro de Portos e Aeroportos, que veio ao estado para apresentação do projeto das hidrovias no Tocantins.
Segundo Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Barros Monteiro de Franca, no ano passado 700 mil pessoas passaram pelo aeroporto de Palmas. Após as obras, é esperado que esse número aumente 15%.
“Tocantins, um estado de 35 anos e ainda um adulto recente, recebe um aeroporto no nível que merece. Do porte do seu estado, do porte da sua economia. E temos certeza que essa infraestrutura vai ajudar o estado a crescer ainda mais. No ano passado fechamos com 700 mil passageiros aqui nesse aeroporto e temos uma perspectiva de crescimento de 15% para 2024, buscando atingir cerca de 800 mil passageiros no aeroporto de Palmas”, contou.
Durante a apresentação, o secretário também indicou interesse em trazer um voo internacional para o Tocantins. “O Governo do Tocantins conta com o Ministério de Portos e Aeroportos para quem sabe buscarmos em um período breve um voo internacional aqui para o estado”.
Para o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a estrutura está pronta para que nos próximos dois anos o aeroporto receba mais de um milhão de pessoas.
“É sem dúvida o estado mais bem localizado pelo grande potencial que tem pelo agronegócio e turismo. Uma obra que foi feita em pouco mais de um ano. Isso é fundamental para o turismo de lazer e para o turismo de negócio, porque tem muita gente que quer empreender aqui no estado e precisa vir de avião. E o aeroporto já está estruturado e pronto para que nesses próximos anos receba mais de um milhão e meio de passageiros”, disse o ministro.
Segundo o CEO da CCR Aeroportos, concessionária responsável pelo aeroporto, Fabio Russo, as obras foram entregues com quatro meses de antecedência. A reforma iniciou em agosto do ano passado, com um investimento de R$ 36 milhões.
“A gente entrega uma sala de embarque nova, uma reformulação de climatização e uma série de características essenciais para a segurança como as ampliações, as áreas de escape das pistas e toda uma série de melhorias no lado ‘A’ para que mais aviões possam pousar e que possam estar no pátio simultaneamente, aumentando a capacidade do aeroporto”, contou Fábio.
Apesar das reformas, ainda não há previsão para o aumento de rotas e passageiros na capital. O gerente do aeroporto de Palmas, Silvio Nogueira, explica que o local está preparado, mas ainda é necessário planejar essas ampliações junto às companhias aéreas.
“O aumento de passageiros é uma decisão colegiada, porque nós temos o recurso da infraestrutura aeroportuária e as empresas aéreas que tem toda a sua gestão de rotas e divulgação dos destino. Então isso vai ser pensado por todos, mas estamos preparados”, disse.
Durante coletiva de imprensa o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também demonstrou interesse no aumento de rotas no aeroporto de Araguaína.
“Tenho feito uma discussão sobre o aeroporto Araguaína, é um aeroporto municipal. Nós precisamos de voos aéreos diários para Araguaína que é uma das cidade polos do Tocantins. Polo de saúde, de turismo e está perto uma região do Maranhão onde tem lugares fantásticos que as pessoas procuram. E as vezes sofrem prejuízo porque todos esses voos vão para Imperatriz (MA) para as pessoas voltarem. E quem é de Araguaína, sabe que o empresário para ir à Brasília ou para São Paulo vai para Marabá ou para Imperatriz. E nós precisamos desse cuidado”, contou.
Morgana Gurgel, estagiária sob supervisão de Stefani Cavalcante.