O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), vem promovendo o diálogo entre os irrigantes do Projeto/Polo de Fruticultura Irrigada São João para viabilizar ações integradas voltadas para reestruturação da infraestrutura hídrica do projeto. Nessa quinta-feira, 16, o encontro ocorreu na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), com a presença de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paraíba (Codevasf), César Félix Fragoso, superintendente da 10ª regional; e Clooer Costa, gerente regional.
Com a proposta de discutir os Desafios da Operação de um Projeto Público de Irrigação, o gestor da Secihd, Thiago Benfica, reafirmou o compromisso do Governo do Tocantins, em parceria com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDIR) e a Codevasf, em elaborar um plano de ação integrado voltado para reestruturação do Projeto, além de apresentar as medidas que já vêm sendo tomadas no projeto, como segurança, roçagem e, principalmente, o relatório técnico para a sua reestruturação.
Na ocasião, o gestor também reforçou a importância da colaboração de todos os irrigantes, com a representatividade de cada setor. “É muito importante a gente estabelecer esse relacionamento para saber como será conduzido de agora em diante. Porque além das demandas que possam vir a ter, a gente tem que tratar a questão técnica de forma técnica. E o que for de discussão seja de política interna do próprio Projeto São João ou de política externa não atrapalhe a atividade-fim que é a da revitalização da irrigação e da entrega da gestão ao Distrito criado”, explicou.
O superintendente César Félix Fragoso reafirmou apoio da Codevasf e do MDIR na elaboração do relatório técnico que vai orientar sobre o melhor caminho para o Projeto.
Entre os encaminhamentos da reunião, ficou a definição dos representantes de cada área e agendado o próximo encontro para o dia 28 deste mês.
Por Secretaria da Comunicação.