Com um número recorde de mais de 3,5 mil atendimentos e formação do Grupo de Trabalho do Sistema Individual de Identificação de Bovídeos feita pelo governador Wanderlei Barbosa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) encerrou neste sábado, 17, a sua programação na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), que teve como tema AgroEvolução e foi realizada, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.
A Agência promoveu uma programação diversificada na Agrotins 25 anos, que contou com palestras e distribuição de material de educação sanitária nas áreas vegetal e animal para estudantes e produtores rurais, mini fazendinha, orientações sanitárias sobre piscicultura, fruticultura, agrotóxicos, entre outros, exposição de produtos vegetal e animal inspecionados pela Adapec, serviços de emissão de Guia de Trânsito Animal e declaração de informações pecuárias.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, ressaltou o resultado positivo da presença da instituição na Agrotins 25 anos. “Alcançamos o nosso objetivo que era oferecer uma estrutura de qualidade aos nossos visitantes e promover, por meio de palestras e orientações técnicas, um serviço de educação sanitária que contribui para que o trabalho executado pela Adapec seja compreendido pela população. Além disso lançamos aqui o importante programa da Identificação Individual de Bovídeos, que será um marco para pecuária tocantinense,” pontuou, Paulo Lima, agradecendo o apoio do governador Wanderlei Barbosa, do secretário de Agricultura e Pecuária, Jaime Café, e todos os servidores da Agência empenhados na Agrotins 25 anos.
Rastreabilidade de bovídeos
Um dos grandes legados da Agrotins 25 anos, foi lançamento feito pelo governador Wanderlei Barbosa do Sistema de Identificação Individual e Rastreabilidade de Bovinos e Bubalinos do Tocantins (Sirbov/TO), que será implantado pela Adapec e Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). O sistema foi lançado no estande da Adapec e permite o registro individualizado de cada animal, por meio de código único, permitindo o monitoramento completo de todas as etapas do ciclo produtivo, do nascimento ao abate, incluindo transporte, processamento e distribuição de produtos de origem animal. Com a identificação individual o rebanho tocantinense poderá acessar novos mercados internacionais.
Palestras de educação sanitária e mini fazendinha
Foram realizadas 14 palestras de educação sanitária com temas como: rastreabilidade individual de bovídeos; inspeção de produtos de origem animal (Projeto Inspetor Júnior); brucelose; sanidade dos animais aquáticos; sanidade de ovinos e caprinos; sanidade da fruticultura; agrotóxicos, raiva; e importância do trabalho de sanidade feito pela Adapec para a exportação de produtos e subprodutos. As palestras atenderam cerca de 700 pessoas.
O projeto da mini fazendinha contou com estrutura e exposição de animais equinos, bovinos, caprinos e peixes, além de plantas como bananas na área vegetal. Nesses espaços foram atendidos diversos grupos de escolas e de produtores rurais, que receberam dos técnicos e inspetores da Adapec orientações sanitárias sobre manejo e as principais doenças que afetam essas espécies.
Exposições de produtos vegetais e de origem animal
Para apresentar ao público a importância do consumo de produtores inspecionados, a Adapec fez parceria com as empresas Portal Oeste, Banana Tocantins e Mel, atendidas pela Agência para apresentação ao público de seus produtos com a qualidade da inspeção estadual.
Controle sanitário e declaração de informações pecuárias
Para garantir a defesa sanitária dos animais em exposição na Agrotins 25 anos, a Adapec realizou o controle de entrada e saída desses animais com a verificação de documentos sanitários e emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). Além disso, a Unidade Local da Agência na Feira realizou o atendimento a produtores rurais que fizeram a declaração de informações pecuárias. A Adapec atestou o registrou da entrada de 723 animais em exposição na Agrotins, entre bovinos, caprinos, ovinos, equinos e peixes, além de 347 abelhas.
Agrotins 25 anos
Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebrou a trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.
A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.
Por Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins.