A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da venda dos azeites de oliva extra virgem com 0,5% de acidez das marcas Serrano e Cordilheira em todo o Brasil. A medida afeta todos os lotes dos produtos, que não podem ser comercializados, distribuídos, fabricados, importados, anunciados ou utilizados no país. Unidades que já estão à venda terão que ser recolhidas.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (24/9). Segundo o documento, os produtos eram trazidos e distribuídos em todo o país por “estabelecimentos desconhecidos”, violando a legislação brasileira.
Na mesma publicação, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso do lote 030424158 do coco ralado da marca Coco & Cia, determinando o recolhimento desse produto.
Segundo o Diário Oficial, a suspensão ocorreu após a detecção de um “resultado insatisfatório” em testes de dióxido de enxofre, conforme análise realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal.
Por Gabriella Weiss/Globo Rural.