O secretário escolar Wires Lane Silva, 39 anos, cresceu no povoado Vinte Mil, no município de Carrasco Bonito, vivendo com uma rotina que envolve subir em morros ou ter que se deslocar até o centro da cidade para conseguir fazer uma ligação de telefone. A situação dele e de aproximadamente mil habitantes do Povoado pode mudar com a aprovação de um requerimento que solicita a disponibilização de um sinal de telefone e internet no entorno do distrito.
O requerimento, apresentado em setembro deste ano, foi aprovado pelos parlamentares em Sessão Ordinária, possibilitando o envio do pedido ao Governo do Tocantins e à Operadora de Telefonia Móvel Vivo para solucionar o problema.
Wires Lane, que mobilizou a comunidade e encaminhou a demanda ao deputado Amélio Cayres, conta que “a dificuldade é muito grande porque tem tempo que chegou a internet e aparelhos móveis no nosso país, mas aqui no povoado, que já tem mais de 60 anos, nós não conseguimos nos comunicar direito. Temos uma torre de transmissão pronta, mas ainda não temos esse sinal”, afirma.
Segundo o secretário escolar, a comunidade conseguiu, depois de um bom tempo, sinal de internet via rádio, e mais recentemente duas empresas de telefonia instalaram fibra óptica na região. “Mas ainda assim, a internet é muito ruim, você liga para as pessoas e fica cortando a ligação, porque o sinal fica muito fraco para a gente. Então acaba que a gente vai em locais mais altos, em cima das casas ou nos morros, para tentar conseguir fazer ligações”, explica Silva.
Com a aprovação no Plenário, a matéria legislativa segue para o Governo do Tocantins e a Operadora de Telefonia Móvel Vivo, que já atua nos municípios de Augustinópolis e Carrasco Bonito, cidades mais próximas do povoado Vinte Mil.