Tecnologia é voltada para a otimização dos processos internos dos colaboradores e no atendimento ao cooperado
A necessidade de agilizar processos, otimizar ações e dar respostas mais rápidas às demandas cotidianas impulsionaram a equipe de Tecnologia da Informação (TI) da Cooperativa Frísia a desenvolver sua própria Inteligência Artificial (IA) Generativa. Os colaboradores da Frísia, agora, podem utilizar a IA para buscar informações e obter suporte em suas atividades.
A Frísia Inteligência Artificial foi desenvolvida para se integrar às ferramentas já adotadas na cooperativa, permitindo que se opere dentro dos controles de segurança e governança estabelecidos, sem adicionar complexidade aos processos existentes.
“Percebemos que a troca de informações entre áreas e a centralização do conhecimento eram desafios urgentes. Por isso, a IA da Frísia foi treinada para interagir de forma formal e contextualizada, garantindo que compreenda o assunto antes de responder. Ela foi projetada para ser acessível em diversas plataformas, o que facilita a integração com outras tecnologias corporativas. Além disso, pode gerar documentos em PDF, como notas fiscais eletrônicas e relatórios”, explica o analista de Business Intelligence (BI) da Frísia, Ivonel Margraf Jr.
Ao centralizar o conhecimento da cooperativa, conta o analista da Frísia, a IA simplifica o processo de aprendizado e integração dos colaboradores, especialmente dos novos. “Ela também garante que o conhecimento prático, acumulado no dia a dia, se transforme automaticamente em um recurso acessível para todos, eliminando a necessidade de extensa documentação inicial. Com o tempo, a própria IA poderá ajudar a formalizar e documentar novos processos, agregando mais valor e precisão à base de conhecimento”, destaca.
O arquiteto de Software da Frísia, Rodrigo Kmiecik, afirma que outro benefício importante é a eficiência na detecção de falhas de processo, graças às interações dinâmicas que a IA possibilita. “Ao oferecer exemplos práticos e respostas contextualizadas, ela facilita o entendimento dos usuários, proporcionando um suporte claro e objetivo que simplifica a execução das tarefas”, lembra Kmiecik.
Criação
Margraf conta que a ideia de desenvolver uma IA própria surgiu da necessidade interna crescente de tornar o conhecimento acessível e bem documentado para todos os colaboradores. O primeiro impulso foi estruturar processos e documentações usando métodos tradicionais, como árvores de decisão e fluxogramas. Porém, logo identificaram que esses formatos eram complexos, onerosos e de difícil compreensão.
O desenvolvimento da Frísia Inteligência Artificial iniciou-se a partir de um processo contínuo de estudos e observação das tendências emergentes em tecnologia. “A Frísia incentivou nosso time a participar de treinamentos e eventos, o que motivou ainda mais a criação de uma solução interna. Com base nesses aprendizados, percebemos que não havia no mercado uma solução robusta que atendesse às nossas necessidades, tanto em termos de conhecimento do negócio quanto de integração com os processos da cooperativa. Assim, decidimos investir no desenvolvimento interno, utilizando o nosso conhecimento da Frísia e a compreensão das necessidades dos nossos colaboradores e cooperados”, afirma Ivonel Margraf Jr.
Diferencial
Ao contrário de muitas tecnologias convencionais, a inovação da Frísia não possui manuais, tutoriais ou cursos específicos. Para desenvolver a IA Generativa, foi realizado um intenso processo de experimentação, aprendizado e testes em laboratório, além de estratégias avançadas de vetorização, fine-tuning (ajustes finos) e indexação. Cada etapa desse percurso foi realizada com foco em criar uma IA prática, adaptável e que integre com eficiência dados internos e informações externas.
“Além disso, a IA desenvolvida interage de forma intuitiva com os usuários pela plataforma corporativa de troca de mensagens, oferecendo respostas precisas e relevantes”, conta Rodrigo Kmiecik.
A TI da Frísia criou seus próprios modelos de GPT, que permitem o desenvolvimento de assistentes específicos para cada área e gerência, levando em consideração as particularidades dos negócios dos cooperados. A estrutura modular e escalável da Frísia Inteligência Artificial possibilita que, uma vez consolidada no ambiente corporativo, a tecnologia seja expandida para o atendimento direto aos cooperados.
“Nosso próximo passo é disponibilizar a IA no aplicativo e no portal do cooperado. Com essa ferramenta, o cooperado terá suporte em suas decisões diárias, desde movimentações financeiras até pedidos de ração, por exemplo. A nossa inteligência artificial foi projetada para ser uma estrutura escalável, compatível com futuros modelos de IA e atualmente conectada ao modelo GPT-4, preparada para incorporar qualquer outro modelo de linguagem (LLM) disponível no mercado”, conclui o analista da cooperativa.
Sobre a Cooperativa Frísia
Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). A cooperativa atua no Tocantins desde 2016.
Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br.