A Comissão Nacional de Equideocultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (26), para definir a posição do setor em relação à consulta pública sobre duas portarias do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que tratam do transporte de equídeos.
Neste contexto, a Comissão reuniu as contribuições para as Portarias nº 1.280/2025 e nº 1.295/2025, que estabelecem regras e procedimentos para a proteção e o bem-estar dos animais de produção durante o transporte.
Durante o encontro, a assessora técnica em Sanidade Animal da CNA, Kalinka Koza, destacou os principais pontos da proposição. Entre eles, na proposição a existência do agente transportador, condutor e assistente de bem-estar animal, os quais deverão ser capacitados e treinados pelos órgãos estaduais para exercer essas funções.
Kalinka explicou que todas as contribuições discutidas na reunião serão compiladas e encaminhadas pela CNA ao Mapa.
Outro ponto da pauta foi a apresentação do acompanhamento do levantamento dos dados setoriais para o Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo, que acontece na quarta (27), em Pernambuco, e passa pelos estados: São Paulo (28/8), Bahia (29/8), Mato Grosso (29/8), Rio de Janeiro (1/9), Minas Gerais (3/9), Distrito Federal (10/9), Paraná (11/9) e Tocantins (15/9), nesse primeiro momento.
Por Assessoria de Comunicação CNA.