A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da 10ª Superintendência Regional, com sede em Palmas, vai capacitar 156 pequenos produtores em oito municípios do estado de Tocantins, até outubro deste ano. Serão investidos aproximadamente R$ 18 mil, com recursos do Projeto Amanhã e parcerias. Foram beneficiadas associações, cooperativas e prefeituras.
As ações começaram em março e, até o momento, foram capacitados 111 pequenos produtores em operação e manutenção de tratores agrícolas, informática básica, fabricação de pães e bolos e fabricação de farinha, totalizando 360 horas/aula. Entre os municípios beneficiados estão Monte do Carmo, Palmas, Nova Rosalândia, Rio Sono, Porto Nacional e Formoso do Araguaia.
De acordo com o superintendente Regional da Codevasf em Tocantins, César Félix, o impacto dessa capacitação vai além das propriedades individuais.“Ao fortalecer a base da nossa agricultura, estamos contribuindo para a prosperidade de toda a região. Esse projeto é um reflexo do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a construção de um futuro mais promissor para todos os envolvidos”, acrescenta.
O superintendente destaca ainda que, até o final de outubro, outros 45 alunos receberão treinamento em operação e manutenção de tratores agrícolas e no trabalho na fruticultura, nos municípios de Aparecida do Rio Negro e Palmas, totalizando 120 horas/aula.
Para o coordenador do Projeto Amanhã, Tiago Cota, as ações da Codevasf são fundamentais para o desenvolvimento do Tocantins. “Os treinamentos realizados são transformadores para as comunidades atendidas, pois geram conhecimento, diminuem as desigualdades regionais e impulsionam o crescimento de todo o Estado. Vamos transformar o Tocantins por meio da educação”, afirma.
Sobre o Projeto Amanhã
O Projeto Amanhã é uma iniciativa social da Codevasf e tem se destacado pela atuação transformadora na vida de jovens do meio rural. Desde 1993, mais de 34 mil jovens já foram capacitados para construir um futuro promissor no campo.
Com foco nas demandas e potencialidades de cada região, o projeto insere jovens da área rural no mercado de trabalho, complementando as atividades educativas com cursos, palestras, dias de campo, práticas de empreendedorismo e associativismo, oferecendo capacitações em diversas áreas, como piscicultura, apicultura, produção agroecológica e processamento de frutas. Ao fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs), o projeto contribui para a redução do êxodo rural e o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Por Ascom Codevasf.