Produções rápidas feitas no celular ganham espaço pela praticidade e maior engajamento dos colaboradores
Uma pesquisa recente, feita pela Wyzowl, mostrou que 66% das pessoas entrevistadas preferem assistir a um pequeno vídeo, em vez de ler, para aprender sobre um produto ou serviço. O dado reforça uma tendência que vem se consolidando no ambiente corporativo: a substituição de e-mails longos e comunicados tradicionais por vídeos curtos, objetivos e acessíveis.
O movimento ganha força especialmente com o uso do celular como ferramenta principal de produção, que transformou a forma de criar conteúdos internos. A praticidade, a agilidade e o custo reduzido tornam os vídeos feitos com smartphone uma solução cada vez mais estratégica para empresas de diferentes segmentos.
Para profissionais como Junior Brandão, videomaker e filmmaker especializado em treinamentos em vídeo e conteúdos corporativos, o cenário é favorável e representa uma mudança de mentalidade. “As empresas estão entendendo que precisam se comunicar com seus colaboradores da mesma forma que eles consomem conteúdo nas redes sociais: com agilidade, empatia e formato visual. O celular virou nosso estúdio portátil”, destaca.
A adoção de vídeos no dia a dia da comunicação interna tem fortalecido não apenas o engajamento dos times, mas também o papel de profissionais do audiovisual, que assumem funções estratégicas na construção de mensagens mais humanizadas e eficazes.Além disso, a familiaridade dos colaboradores com o consumo de vídeos em plataformas digitais facilita a adesão desse tipo de conteúdo no ambiente de trabalho, criando uma linguagem mais próxima e natural. O resultado são mensagens que não apenas informam, mas também conectam.
Especialistas destacam que o futuro da comunicação interna está diretamente ligado à capacidade das empresas em produzir conteúdos dinâmicos, rápidos e de fácil absorção. Nesse contexto, o vídeo feito com celular já deixou de ser uma alternativa e se tornou uma ferramenta indispensável para o engajamento corporativo.
Por Precisa Assessoria.