A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI), acaba de disponibilizar três novos serviços no Portal de Serviços do Estado, facilitando a vida dos produtores rurais. A iniciativa permite que novos cadastros essenciais, como Exploração Pecuária, Propriedade Rural e Produtor, sejam realizados de forma online ou presencial, agilizando processos antes burocráticos.
Segundo Marinaldo Oliveira, Superintendente de Sistemas de Informação da ATI, a inclusão desses serviços no portal é um avanço na modernização da gestão pública. “Estamos trabalhando para levar cada vez mais serviços ao cidadão de forma digital, reduzindo filas e otimizando tempo. Essa parceria com a Adapec é mais um passo para garantir eficiência e transparência, aproximando o produtor rural dos órgãos estaduais com apenas alguns cliques”, destacou.
Para o presidente da Agência de Defesa Agropecuária, Paulo Lima, os novos serviços visam mais comodidade para aproximadamente 60 mil produtores rurais para que possam acompanhar o andamento dos processos e terem mais agilidade às suas demandas. ”A melhoria dos sistemas vêm de encontro aos avanços que vive o agronegócio, precisamos modernizar para garantirmos mais segurança e competitividade do setor aumentando a eficiência”, ressaltou.
Os novos serviços permitem que produtores rurais façam seus cadastros sem precisar se deslocarem até uma unidade física, a menos que optem pelo atendimento presencial.. No caso do Cadastro de Exploração Pecuária, por exemplo, o interessado pode acessar o portal, preencher os dados, anexar documentos como comprovante de propriedade ou contrato de arrendamento e acompanhar o processo online. Já o Cadastro de Propriedade exige documentos como certidão de registro do imóvel ou documentos do INCRA, e, em casos de novos registros, uma vistoria técnica é realizada em até 30 dias úteis.
Para o Cadastro de Produtor, seja pessoa física ou jurídica, basta apresentar documentos básicos como CPF, comprovante de endereço ou CNPJ, conforme o caso. A análise é rápida, com prazo de até cinco dias úteis para conclusão. A Adapec reforça que, após o cadastro, os produtores devem manter suas informações atualizadas, comunicando qualquer alteração até o décimo quinto dia do mês seguinte, além de cumprir normas sanitárias, como notificar suspeitas de doenças animais e permitir inspeções quando necessário.
Com essa iniciativa, o Governo do Tocantins busca modernizar e desburocratizar o acesso aos serviços agropecuários, garantindo mais praticidade e eficiência aos produtores rurais. Os serviços já estão disponíveis no Portal de Serviços, e dúvidas podem ser esclarecidas nas unidades da Adapec ou pelo Disque Defesa: 0800 000 4733.
Por Thalia Batista/Governo do Tocantins.