Após conversar por cerca de 40 minutos com Lula por telefone na terça-feira (2), Donald Trump escreveu em sua redes sociais que “muitas coisas boas virão dessa parceria”. A declaração sinaliza um movimento de aproximação entre os dois governos, que viveram um relação tensa por conta do tarifaço imposto pelos Estados Unidos aos produtos agrícolas brasileiros.
Na publicação feita na redes sociais, Trump ainda falou sobre quais foram o assuntos tratados durante a conversa com o presidente do Brasil e falou sobre a possibilidade de fechamento ne novos acordos.
“Tivemos uma conversa muito produtiva com o presidente Lula do Brasil. Entre os assuntos discutidos, estiveram o comércio, como nossos países poderiam trabalhar juntos para combater o crime organizado, as sanções impostas a diversas autoridades brasileiras, tarifas alfandegárias e vários outros temas. O Presidente Lula e eu estabelecemos uma relação em uma reunião que ocorreu nas Nações Unidas, e acredito que isso preparou o terreno para um diálogo e acordos muito bons no futuro. Aguardo ansiosamente um reencontro e uma conversa com ele em breve. Muitas coisas boas virão dessa parceria recém-formada!”
O presidente norte-americano também se manifestou sobre a reunião com Lula durante conversa com jornalistas. Trump classificou o diálogo como muito bom e disse que gosta do presidente brasileiro.
“Tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele. Tivemos algumas boas reuniões no passado, e hoje não foi diferente.”, afirmou Trump
Carne bovina e declarações de preço
Horas antes da conversa com Lula, Trump afirmou, sem mencionar o Brasil, que sua administração havia feito uma “mágica” para reduzir o preço da carne bovina no mercado americano. O Brasil é um dos principais fornecedores do produto e enfrentou sobretaxas durante o governo Trump, parte delas retirada em novembro.
Por Canal Rural.
















