O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), realizou, na primeira semana de fevereiro, uma série de vistorias nos tanques de resfriamento e armazenamento de leite nos municípios de Dois Irmãos e Nova Rosalândia, região de Paraíso do Tocantins. A iniciativa, conduzida pelo escritório regional de Paraíso e pela Gerência de Pecuária, do escritório Central de Palmas, tem como objetivo garantir a qualidade do leite e a eficiência do sistema de resfriamento utilizado pelos produtores locais.
Essa ação faz parte do Convênio nº 772342/2012 Ruraltins/Mapa, que visa modernizar a pecuária leiteira e fortalecer os pequenos produtores no Estado.
Durante a inspeção, o zootecnista Brunno Ribeiro explicou os critérios adotados para garantir um armazenamento seguro e eficiente do leite. “Durante as inspeções, é feita uma análise rigorosa da estrutura ao redor do tanque, observando fatores como a adequação do espaço, a segurança da instalação e as condições que podem influenciar o desempenho do equipamento. Esse cuidado minucioso assegura que o processo de armazenamento do leite seja realizado de maneira eficiente e sem comprometer sua qualidade”, destacou Brunno Ribeiro.
Além das vistorias, o Ruraltins realizou a entrega de novos equipamentos de resfriamento de leite no povoado Rodovilândia, município de Maurilândia do Tocantins, na região do Bico do Papagaio, onde há uma demanda crescente por esse tipo de estrutura, especialmente entre os produtores da agricultura familiar.
Produtores comemoram melhorias na infraestrutura leiteira
A instalação dos novos tanques de resfriamento representa um grande avanço para os produtores da região. Antônio Aleixo Barbosa, um dos beneficiados pelo programa, destacou a importância do apoio do Ruraltins e os planos futuros para ampliar ainda mais a capacidade do tanque. “Estamos muito gratos pela parceria com o Ruraltins em instalar o tanque na nossa comunidade. Vamos trabalhar e, em breve, esperamos colocar um tanque de mil litros”, afirmou o produtor.
O zootecnista do Ruraltins, Brunno Ribeiro, destacou que “buscar melhores condições de trabalho e infraestrutura para os pequenos produtores e promover a modernização da pecuária leiteira são alguns dos compromissos do governador Wanderlei Barbosa”, frisou.
Parceria técnica fortalece a cadeia produtiva do leite
A equipe técnica do Ruraltins que acompanhou as visitas foi composta pelo zootecnista Brunno Ribeiro; pelo gerente de Pecuária, Guilherme Dias; e pela técnica do escritório Regional de Araguatins, Maria Silene da Silva.
O trabalho conjunto dessas equipes fortalece o suporte técnico oferecido aos produtores rurais e garante que os investimentos em infraestrutura sejam bem aproveitados e resultem em avanços significativos para a cadeia produtiva do leite no estado.
Por Amanda Oliveira/Governo do Tocantins.