Nesta segunda-feira, 20 de janeiro, a comitiva da II Pro-Rota, expedição técnica do grupo de pesquisa e extensão Pro-Hort, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), visitou uma propriedade rural e a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), em Pedro Afonso. O objetivo foi conhecer de perto os sistemas de produção, as características climáticas, os tipos de solo e a realidade dos produtores em território tocantinense.
Pela manhã, o grupo, composto por 12 estudantes (do 5º ao 9º período) e um doutorando em Engenharia Agronômica, esteve na Fazenda Maravilha. Eles foram recepcionados por Érica Miyuki, associada e integrante do Conselho de Administração da Coapa. Durante a visita, a produtora e engenheira agrônoma compartilhou informações e sanou dúvidas sobre o manejo local, enquanto os membros do Pro-Hort percorreram as instalações e a área de plantio de soja.
A agenda incluiu ainda uma imersão no funcionamento do armazém da COAPA e nas atividades das demais unidades da cooperativa. Os processos foram detalhados pelos gerentes Nelzivan Carvalho Neves (Unidade Comercial/Operacional) e Marco Aurélio Pereira Leal (Unidade Técnica), além da agente de Desenvolvimento Cooperativista, Maria Silvana Ramos.
“Um dos aspectos que mais chamaram atenção na experiência vivenciada em Pedro Afonso foi a presença de uma cooperativa que agrega e presta assistência aos produtores rurais. Em todos os lugares que a gente passou, a gente não viu. Tinha no máximo grupos de compra, produtores por conta própria”, comentou o universitário e um dos organizadores da II Pro-Rota Arthur Takahashi, que também agradeceu a recepção dada ao grupo durante a estadia em Pedro Afonso.
Pro-Rota
A segunda edição da Pro-Rota teve início no dia 5 de janeiro. Durante a expedição, o grupo percorrerá 5.200 km por 12 cidades em sete estados, conectando a teoria acadêmica à prática do agronegócio. Ao todo, serão realizadas 22 visitas técnicas a fazendas, empresas e instituições do setor.
Sobre o Pro-Hort e a Esalq
Idealizado pelo Professor Doutor Ricardo Victoria Filho em 1997, o grupo Pro-Hort pertence ao Departamento de Produção Vegetal da Esalq/USP. O grupo foca em pesquisa sobre produção vegetal, plantas daninhas e herbicidas, capacitando alunos para atividades de fitotecnia, organização de eventos e difusão de conhecimento.
Fundada em 1901, a Esalq/USP é referência global em ensino, pesquisa e inovação, com sólida atuação em agricultura, produção de alimentos e sustentabilidade.
Por Fred Alves/Assessor de Comunicação da Coapa.


















