Apoiada pelo Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), a startup Hortcity Agricultura Urbana integrou a programação oficial do Programa Distrital de Agricultura Urbana e Periurbana de Bogotá, na Colômbia. A participação marca o início de uma cooperação internacional que abre portas para parcerias em diversas frentes.
Coordenada pelos pesquisadores Gilson Freitas e Mireia Freitas, a Hortcity é contemplada pelo programa Centelha, executado pela Fapt. Além dessa iniciativa, a startup já firmou acordos com a Agrosavia Corporação Colombiana de Pesquisa Agrícola; e a UK Urban Agritech, do Reino Unido.
A Hortcity busca fomentar a agricultura urbana com foco na segurança alimentar e na criação de uma plataforma digital para desenvolvimento e apoio a projetos agrícolas em áreas residenciais e comerciais.
Durante dois dias, a equipe da startup participou de uma programação intensa, com atividades como visita guiada ao Jardim Botânico, percurso turístico pela Rota Agroecológica no centro de Bogotá e apresentação dos principais instrumentos de planejamento e regulamentação da agricultura urbana no país.
A pesquisadora Mireia Freitas ressaltou que o apoio da Fapt, por meio do Centelha, foi decisivo para o fortalecimento institucional e técnico do projeto. Segundo ela, o amparo não somente impulsionou o projeto em âmbito local, como também o posicionou como uma iniciativa com potencial de cooperação internacional e replicabilidade em outras regiões urbanas. “Esse fomento tem permitido o desenvolvimento de uma plataforma interativa para elaboração de projetos e um modelo de negócios voltado à segurança alimentar urbana e à sustentabilidade, além de viabilizar ações estratégicas, como a articulação com redes internacionais”, pontuou.
Ao final da visita, foram iniciadas as tratativas para firmar acordos de cooperação entre Brasil e Colômbia, com o objetivo de desenvolver projetos voltados à agricultura urbana sustentável e ao fortalecimento da segurança alimentar em territórios urbanos dos dois países.
Sobre o programa Centelha
O programa Centelha é uma ação do governo federal voltada ao incentivo do empreendedorismo inovador. A iniciativa oferece suporte técnico, capacitação e financiamento para viabilizar a transformação de ideias em negócios de sucesso, com ênfase no desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com caráter inovador.
No Tocantins, o programa é executado pela Fapt, em conjunto com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com a parceria da Fundação Certi e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Por Raquel Oliveira/Governo do Tocantins